26 C
Paraná
sábado, outubro 12, 2024
spot_img
InícioCiênciaA Lua engatilha terremotos

A Lua engatilha terremotos

spot_img

As marés na Terra são definitivamente influenciadas pela nossa lua. O nível do mar em nosso planeta flutua como resultado de sua atração gravitacional. Mas e se a lua tivesse um impacto menor em nosso planeta que fosse mais difícil de ver? Diz-se que nosso satélite produz forças que podem causar terremotos, de acordo com um pequeno grupo de especialistas.

A possibilidade de que as marés da lua estejam conectadas a terremotos há muito é considerada pelos cientistas. Afinal, nosso satélite está sempre presente, deslocando o peso do oceano e exercendo pressão sobre nosso planeta. Cientistas questionam se toda aquela pressão, mesmo que incremental, teria um impacto significante.

No entanto, antes de recentemente, os conjuntos de dados eram insuficientes para demonstrar a conexão entre a lua e os terremotos, e se a atração era insuficiente para ter impacto.

O professor de ciências da terra e meio ambiente Jonas Bico, geólogo, afirmou: “Por um tempo, era um campo onde só os tolos trabalhavam”.

No entanto, nas últimas duas décadas, conjuntos de dados maiores e mais aprofundados começaram a mostrar a influência da lua nos dados. Além disso, parece que a lua desempenhou um papel de causar terremotos no todo o mundo.

Bicos afirmou, acrescentando: “Com esses enormes conjuntos de dados, eles começaram a obter algumas correlações pequenas, mas significativas”. Ele afirmou: “Agora dá para dar crédito.” Os terremotos subaquáticos demonstram o impacto da lua com clareza. Dada a influência da lua nos oceanos, isso faz sentido. Terremotos ao longo de falhas subaquáticas pareciam seguir as marés do ocean.

Bico e sua equipe decidiram descobrir como os terremotos no vulcão Axial da cordilheira Juan de Fuca, podem ser influenciados pela gravidade da lua. Segundo Bico, quando a maré baixa, os terremotos aqui são cerca de dez vezes mais prováveis de ocorrer.

A ligação entre terremotos e a lua foi explicada nestas pesquisas. Sugeriu que eles foram provocados pela pressão do oceano na câmara de magma de um vulcão.

Segundo ele, “o que está acontecendo na verdade está fazendo a câmara de magma inflar e desinflar. Os terremotos estão sendo causados por isso.”

A câmara então se expande à medida que menos água pressiona contra ela quando a maré está baixa. Como resultado, a linha de falha é colocada sob mais pressão, aumentando a probabilidade de que ela se solte e cause um terremoto.

A lua está causando estragos não apenas nos oceanos. A lua também causa pequenas marés nas rochas, que não percebemos.

“Enquanto está na superfície da Terra, pode ser difícil imaginar as montanhas vazando e fluindo como o oceano. No entanto, as rochas incham e se espremem sob a atração da lua. E devido à extrema rigidez da Terra, a amplitude do movimento é extremamente pequena”, afirmou Bico.

“Um instrumento muito sensível pode ser usado para medi-lo. Ele continuou: “Mas você não percebe.”

Segundo Bonni Portôz, estudante de doutorado em geofísica, essas marés podem deformar a Terra em até aproximadamente 55 cm na vertical e aproximadamente 27 na horizontal a cada dia.

Alguns estudos analisaram esses conjuntos de dados e descobriram que existe uma ligação entre terremotos e marés na Terra.

Segundo Portôz, “as rochas podem mudar ligeiramente a forma de acordo com a intensidade e a direção da perturbação das marés, o que promove o acúmulo de tensões”. Isso está em contraste com o fato de que os fluidos podem fluir.

Ele disse que mesmo um pequeno estresse causado pela atração da lua pode ser a palha que quebrou as costas do camelo e causou uma rachadura na rocha se as rochas já estiverem sobrecarregadas pelas forças tectônicas.

“A fratura pode acelerar para incluir grandes manchas de falha se as rochas ao redor também forem instáveis. “O resultado final é um terremoto”, afirmou Portôz.

Esses terremotos não são causados pela lua. Em vez disso, o leve puxão da lua pode empurrar a rocha além do ponto de inflexão final quando está à beira do colapso.

Isso só acontece em situações muito específicas, como quando a linha de falha e a pressão da atração gravitacional da lua se encontram perfeitamente. “Os terremotos não podem ser previstos pelas marés. No entanto, eles podem nos ajudar a compreender melhor sua física, que ainda é pouco conhecida”, afirmou Portôz.

Segundo Portôz, saber quando um terremoto foi desencadeado pela atração da lua pode nos ajudar a determinar, por exemplo, quando a crosta estava no ponto de ruptura.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui