Hoje em dia, o consenso geral é que os ovos são muito saudáveis, apesar das afirmações que variam de “ovos vão te dar um ataque cardíaco” a “ovos são incríveis para você”.
De fato, as gemas realmente contêm uma boa quantidade de colesterol, mas os especialistas acreditam que o perfil saudável dos ovos compensa os perigos relacionados ao consumo de colesterol. Comer um ovo por dia é importante para uma alimentação sólida.
“Os ovos têm críticas negativas que perduram desde os anos 70 por causa de seu colesterol, mas há muito se demonstra que o colesterol da dieta não aumenta o nosso colesterol”, diz o nutricionista Chucos Souza. “Os ovos contêm 1,6 gramas de gordura saturada, mas realmente precisamos de uma certa quantidade de gordura saturada e é daí que ela deve vir, não de tipos de alimentos altamente processados, como batatas fritas ou guloseimas.”
Se você também quer perder peso, os ovos podem ser um ótimo alimento para comer. A nutricionista Gina Federoff afirma “os ovos são um alimento incrível para perda de peso”.
Seis gramas de proteína e 78 calorias estão contidas em um ovo grande. Mesmo que um ovo tenha apenas algumas calorias, é saciante. No entanto os benefícios de perda de peso dos ovos provavelmente serão perdidos se você os preparar de certas maneiras. As melhores e piores maneiras de cozinhar ovos para perda de peso serão discutidas a seguir.
Se você quer perder peso, qual é a melhor maneira de comer ovos? Tanto Souza quanto Federoff concordam que os ovos cozidos são a melhor escolha. Como não é necessária gordura adicional, os ovos cozidos são a melhor maneira de cortar calorias”, explica Souza. Além disso, eles fazem um lanche da tarde rápido e saciante!
Tem um problema com ovos cozidos? Não há problema. Qualquer preparação que não inclua a adição de muita gordura extra aos ovos é perfeita, pois agora eles são uma fonte decente de gordura”, diz Federoff. “Isso pode significar ovos fritos com um pouco de salsa e espinafre, ovos com bolhas duras como um petisco, ou ovos escalfados com um pedaço de torrada de trigo integral.”
“Adoro ovos fritos tradicionais com um banho de óleo de abacate para reduzir o teor de gordura (em contraste com o uso de margarina ou outros óleos vegetais) ”, diz Souza. “Para evitar quaisquer aditivos que possam ser prejudiciais, recomendo óleos em spray que não contenham propelentes.”
Além do mais, ele entende: “Uma mistura de ovos ou omelete com seus vegetais preferidos é um método simples para começar o dia com um café da manhã robusto. Adicionar vegetais aos ovos fornecerá fibras em cima da proteína, aumentando ainda mais a saciedade e ajudando a segurar os segmentos até o final do dia.”
Embora os ovos sejam um ótimo alimento para perda de peso, se você adicionar ingredientes não saudáveis, muitos desses benefícios serão perdidos. Qualquer tipo de ovo frito terá mais gordura”, diz Souza. “Normalmente, usa-se manteiga ou óleos vegetais para fritar os ovos. 7 gramas de gordura saturada são adicionados a 1 colher de sopa de manteiga, o que aumenta a gordura saturada em 400%.
Embora os ovos Benedict sejam deliciosos, eles podem prejudicar seus esforços para perder peso. Ovos Benedict é uma das maneiras mais horríveis de comer ovos por causa do molho holandês – dando cerca de 10 gramas extras de gordura”, acrescenta Souza.
É uma boa ideia incluir ovos em sua dieta se estiver tentando perder peso; apenas fique longe da manteiga e do molho holandês!