8.7 C
Paraná
terça-feira, maio 28, 2024
InícioSaúdeDoze unidades de saúde de Curitiba estenderão horário de...

Doze unidades de saúde de Curitiba estenderão horário de vacinação

spot_img

De segunda (24/7) a sexta-feira (28/7), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba estenderá até as 20h30 o horário de vacinação em 12 unidades de saúde em todos os distritos sanitários do município.

Fazem parte da ação do horário estendido, durante a próxima semana, as seguintes unidades de saúde: Parigot de Souza e Bairro Novo (distrito sanitário do Bairro Novo); Bairro Alto e Vila Diana (distrito sanitário do Boa Vista); Vila Hauer (distrito sanitário do Boqueirão); Iracema (distrito sanitário do Cajuru); Oswaldo Cruz (distrito sanitário do CIC); Mãe Curitibana (distrito sanitário da Matriz); Santa Amélia (distrito sanitário do Portão); Vila Machado (distrito sanitário do Pinheirinho); Santa Felicidade (distrito sanitário de Santa Felicidade) e Monteiro Lobato (distrito sanitário do Tatuquara).

O objetivo é oportunizar aos curitibinhas e suas famílias horários alternativos de vacinação, para que todos coloquem a sua situação vacinal em dia. Serão oferecidas vacinas anticovid, contra a gripe e aquelas do calendário de rotina.

“Esperamos especial atenção das famílias a esse momento especial em que 12 unidade estenderão o horário de funcionamento, fechando mais tarde, para que todos possam colocar a carteira de vacinação em dia”, convoca a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella.

Segundo a secretária, é necessário melhorar a adesão à vacina anticovid no esquema básico das crianças e pelo público convocado para o reforço bivalente (veja mais detalhes abaixo). “Além disso, temos que ter especial atenção para a vacinação contra a gripe, uma doença que mata e que acomete muitos curitibanos todos os anos”, diz Beatriz. “Ainda dá tempo de se vacinar contra a gripe”, convida a secretária.

Serão ofertadas as vacinas de rotina, entre elas: hepatite B, pentavalente, VIP/VOP (pólio), rotavírus, meningo C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, hepatite A, dupla adulto, HPV, dTpa adulto, pneumo 10, meningo ACWY e DTP (tríplice bacteriana), aplicadas conforme recomendação do Calendário Nacional de Vacinação.

Nas 12 unidades que estenderão o horário de atendimento até as 20h30, a aplicação da BCG será conforme o cronograma a seguir: segunda-feira (24/7) nas unidades Bairro Alto e Oswaldo Cruz; terça-feira (25/7) na unidade Santa Felicidade e Parigot de Souza; quarta-feira (26/7) nas unidades Vila Machado, Vila Diana e Monteiro Lobato; quinta-feira (27/7) nas unidades Vila Hauer, Mãe Curitibana e Bairro Novo; e sexta-feira (28/7) nas unidades de saúde Santa Amélia e Iracema.

O cronograma visa a otimização do uso dos frascos deste imunizante.

A SMS recomenda que todos os curitibanos, que ainda não tomaram a vacina contra a gripe este ano, aproveitem os horários alternativos para receber o imunizante.

Historicamente, Curitiba tem um aumento sazonal na procura de atendimentos de pessoas com sintomas respiratórios na rede municipal de saúde durante o inverno. A vacina ajuda a reduzir a circulação do vírus influenza (gripe) e o risco de agravamento em caso de contaminação nessa época do ano.

Desde o início da campanha de vacinação contra a gripe em Curitiba, em 29 de março, até o dia 14 de julho, foram aplicadas 290.317 doses no público prioritário definido pelo Ministério da Saúde, o que equivale a 41,6% do público total convocado, que é de 698.578 pessoas.

Com a baixa adesão à campanha de vacinação contra a Influenza, a vacina foi liberada gradualmente desde 23/5 para todos os públicos acima de 6 meses de idade. No total, Curitiba aplicou até o dia 14 de julho 489.500 doses da vacina contra a gripe na campanha 2023. A vacina segue disponível, nos pontos de vacinação, para todos com 6 meses de idade ou mais.

A vacina contra a covid-19 também será oferecida para todos os públicos convocados.

Para crianças de 6 meses a menores de 5 anos são recomendadas três doses. Maiores de 5 anos devem tomar duas doses e um reforço. Pessoas com 18 anos ou mais, o reforço a ser aplicado deve ser com a vacina bivalente. Para alguns grupos vulneráveis, como acamados, imunossuprimidos, pessoas com deficiência permanente e indígenas, o reforço com bivalente é aplicado com 12 anos ou mais.

De 27/02/2023 até dia 18/07/2023, Curitiba aplicou um total de 386.598 doses de vacina covid-19 bivalente. Cobertura de cerca de 25,63% do público total já convocado, que é de 1.510.608 pessoas.

Em 2022, a SMS realizou três edições de semanas com horário estendido de vacinação e quatro dias D, em que as unidades abriram aos sábados.

Somando as vacinas feitas somente nestas ações em 2022, as equipes da secretaria aplicaram 68,3 mil doses de imunizantes, o que impactou diretamente no aumento da cobertura vacinal de todas as vacinas.

Em 2023, na primeira edição de Dia D e horário estendido, realizados em abril, a SMS aplicou 15,1 mil doses de vacina. A ação que será realizada na próxima semana é a segunda rodada de horário estendido em 2023.

Além dos horários especiais de vacinação na próxima semana, a SMS permanece ofertando a vacinação nos horários regulares de atendimento em 102 unidades de saúde (veja mais detalhes no site Imuniza Já Curitiba). Destas, 101 oferecem vacina para crianças (Ouvidor Pardinho vacina apenas pessoas com 12 anos ou mais).

Unidades com horário estendido para vacinação
(De 24 a 28/7, das 8h às 20h30)

Distrito Bairro Novo
US Parigot de Souza – Rua João Eloy de Souza, 111 – Sítio Cercado
US Bairro Novo – Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791 – Sítio Cercado

Distrito Boa Vista
US Bairro Alto – Rua Jornalista Alceu Chichorro, 314 – Bairro Alto
US Vila Diana – Rua René Descartes, 537 Abranches

Distrito Boqueirão
US Vila Hauer – Rua Waldemar Kost, 650 – Hauer

Distrito Cajuru
US Iracema – Rua Professor Nivaldo Braga, 1.571 – Capão da Imbuia

Distrito CIC
US Oswaldo Cruz – Rua Pedro Gusso, 3.749 – Cidade Industrial

Distrito Matriz
US Mãe Curitibana – Rua Jaime Reis, 331 – Alto do São Francisco

Distrito Portão
US Santa Amélia – Rua Berta Klemtz, 215 – Fazendinha

Distrito Pinheirinho
US Vila Machado – Rua Laudelino Ferreira Lopes, 2.959 – Pinheirinho

Distrito Santa Felicidade
US Santa Felicidade – Via Veneto, 10 – Santa Felicidade

Distrito Tatuquara
US Monteiro Lobato – Rua Olivio José Rosetti, 538 – Tatuquara

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui