13.3 C
Paraná
sexta-feira, junho 28, 2024
InícioSaúdeAbacate é bom para saúde?

Abacate é bom para saúde?

spot_img

O abacate é o fruto da árvore de abacateiro (Persea americana), originária do México e da América Central.

As árvores de abacate pertencem à família Lauraceae ou loureiros, a qual inclui também a folha de louro e a canela. O fruto do abacateiro pode variar do verde brilhante ao roxo escuro, enquanto sua polpa interna apresenta coloração verde-amarelada.

Biologicamente, o fruto do abacate é considerado uma baga, que amadurece fora da árvore por meio da produção de gás etileno – processo semelhante ao amadurecimento das bananas.

Os abacates contêm uma grande semente que geralmente é descartada antes do consumo, ou por vezes utilizada para o cultivo de novas árvores de abacateiro.

Os abacates da variedade Hass representam pelo menos 90% dos abacates consumidos nos Estados Unidos, bem como a maior parte do consumo mundial desta fruta.

Os abacates Hass possuem textura cremosa e macia quando maduros, sendo ricos em ácido oleico, fibras, micronutrientes e fitoquímicos.

Existem diversos benefícios comprovados à saúde associados ao consumo de abacates Hass:

Redução da inflamação

Em um estudo, participantes que consumiam um abacate por dia versus uma porção equivalente de um alimento controle, apresentaram, após 12 semanas, níveis circulantes significativamente menores da proteína C-reativa (PCR), um marcador consolidado de inflamação corporal geral.

Há indícios de associação entre o consumo de abacates juntamente com alimentos baixos em carboidratos e menores níveis de fator de necrose tumoral (TNF), um regulador do sistema imunológico que, em algumas condições, pode provocar inflamação excessiva no organismo.

Melhora da saúde cardiovascular

Uma metanálise constatou que, quando substituídos por outras fontes de gordura ou adicionados à dieta existente, os abacates apresentam efeito moderadamente benéfico na redução dos níveis de colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade, considerado colesterol ruim) dos participantes.

Outros estudos demonstraram que a substituição de parte da ingestão diária total de carboidratos por um abacate inteiro ou meio abacate melhorou diversas medidas de inflamação cardiovascular, incluindo fluxo sanguíneo, triglicerídeos totais e colesterol total.

Melhora da cognição

Um estudo revelou que o consumo de meio abacate médio durante 12 semanas promoveu melhora nos níveis de atenção em adultos. O consumo diário de abacate também elevou os níveis sanguíneos circulantes de luteína, relacionados a benefícios como melhora da visão, flexibilidade cognitiva, memória visual e saúde cognitiva geral.

Melhora do microbioma intestinal

Pesquisa constatou que o consumo diário de aproximadamente um abacate médio inteiro melhorou o microbioma intestinal dos participantes, resultando em maior produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCCs), substâncias com diversos benefícios conhecidos à saúde e que podem auxiliar na regulação de neurotransmissores relacionados ao humor.

Do ponto de vista nutricional, a polpa do abacate é densa, contendo uma variedade de macro e micronutrientes. O consumo médio é de cerca de meio abacate (aproximadamente 68 gramas), embora uma porção oficial seja um terço de um abacate Hass médio (50 gramas).

Os abacates são particularmente ricos em ácido oleico, um ácido graxo monoinsaturado também presente nas olivas e que se acredita reduzir fatores de risco de doenças cardiovasculares em adultos. São ainda excelentes fontes de fibras prebióticas e solúveis, benéficas à digestão, funções imunológica, cognitiva e até para a redução do colesterol.

Estudos evidenciam poucos ou nenhum risco associado ao consumo de abacates. No entanto, duas situações merecem atenção: indivíduos com alergia ao abacate, pólen de bétula e/ou látex devem evitar o consumo, bem como aqueles diagnosticados com doença renal, devido ao alto teor de potássio nesta fruta.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui