25.1 C
Paraná
quinta-feira, julho 25, 2024
spot_img
InícioEconomiaSetor de serviços cresce no Paraná

Setor de serviços cresce no Paraná

spot_img

O setor de serviços no Paraná segue em ascensão. Entre janeiro e abril deste ano, o setor registrou um crescimento de 5,6% em comparação com o mesmo período de 2023. Esse resultado posiciona o Paraná como o terceiro melhor desempenho do Brasil no acumulado dos quatro primeiros meses, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (12 de junho). O índice paranaense supera a média nacional, que foi de 2,3% no mesmo recorte temporal.

Os principais impulsionadores desse desempenho foram os subsetores de outros serviços (12,7%), serviços de informação e comunicação (8,8%), serviços profissionais, administrativos e complementares (5,2%), transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios (4,1%), e serviços prestados às famílias (3,2%).

Embora tenha ocorrido uma leve queda de 1,0% na comparação entre março e abril de 2024, o volume de serviços nos últimos 12 meses acumula alta de 9,6% em relação aos 12 meses anteriores. Esse resultado coloca o Paraná na segunda colocação nacional, atrás apenas do Mato Grosso (12,4%), e bem acima da média brasileira de 1,6% no mesmo período. Em relação aos demais estados do Sul, o Paraná lidera com folga no acumulado dos 12 meses, seguido por Santa Catarina, com alta de 6,8% (6ª posição nacional), e Rio Grande do Sul, com 1,7% (24ª posição).

No primeiro quadrimestre de 2024, o Paraná também registrou alta de 9,8% na receita nominal do setor de serviços em comparação com os quatro primeiros meses de 2023. Nesse quesito, o estado ocupa a 6ª posição nacional, atrás do Amazonas (13,2%), Santa Catarina, Espírito Santo e Minas Gerais (10,5% cada), e Distrito Federal (10,4%). O Rio Grande do Sul teve alta de apenas 2,6%, ocupando a 25ª posição nacional e o terceiro lugar regional. A média nacional no período foi de 6,3%.

spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui