20.4 C
Paraná
terça-feira, novembro 5, 2024
spot_img
InícioPolíticaALEP debate transparência e ética na gestão pública

ALEP debate transparência e ética na gestão pública

spot_img

A Assembleia Legislativa do Paraná sediou na terça-feira (21 de maio) uma importante discussão sobre ética e transparência na administração pública. A audiência pública “Transparência e Ética na Gestão Pública: Ainda há Esperança?” foi uma proposição do deputado Fabio Oliveira (Podemos), presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior.

O debate partiu da premissa de que a ética na gestão pública é uma extensão dos valores éticos que norteiam os diversos setores da sociedade brasileira. Oliveira ressaltou a necessidade de manter o assunto em pauta, mesmo após uma década dos grandes escândalos de corrupção revelados em 2014.

“Hoje queremos saber se ainda há esperança para vivermos num país onde a corrupção não seja o principal assunto. Temos a percepção de que ela aumentou, então precisamos evitar que esse fogo se alastre e contamine todas as instituições políticas”, afirmou o deputado.

Representando o G7 (grupo das sete principais entidades do setor produtivo paranaense), o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Antonio Deggerone, defendeu que a iniciativa privada preza pela transparência dos governos. “Não é possível fazer as coisas às escondidas. O Paraná é um bom exemplo, mas precisamos insistir no bom comportamento e nas práticas de compliance em todas as esferas.”

O desembargador Eduardo Cambi, do Tribunal de Justiça do Paraná, destacou o papel do Judiciário em resguardar os direitos fundamentais quando há desvio de recursos públicos. “A falta desses recursos compromete saúde, segurança, educação. Quando faltam mecanismos de proteção à cidadania, as causas chegam à Justiça.”

Cambi reforçou que é direito constitucional de todo cidadão buscar reparação na esfera judicial. “A Justiça procura punir o mau uso do dinheiro público, mas seria melhor que a sociedade se emponderasse para evitar esses desvios.”

A audiência contou também com representantes de entidades religiosas e do legislativo municipal, compondo um amplo debate sobre o tema tão caro aos paranaenses e brasileiros.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui