24.2 C
Paraná
sábado, junho 22, 2024
InícioPolíticaALEP protocola PL "Cidade Esponja" para prevenção de enchentes...

ALEP protocola PL “Cidade Esponja” para prevenção de enchentes e alagamentos no Paraná

spot_img

Em uma iniciativa arrojada, o deputado estadual Ney Leprevost (União Brasil) protocolou na Assembleia Legislativa do Paraná um Projeto de Lei revolucionário que promete transformar o estado em uma verdadeira “Cidade Esponja”. O plano visionário prevê adotar mecanismos sustentáveis de gestão das águas pluviais para controlar de vez os seculares problemas de enchentes e alagamentos que assolam os paranaenses.

A proposta baseia-se no conceito de “Cidade Esponja”, um modelo urbano sustentável que fortalece a infraestrutura ecológica e os sistemas de drenagem para literalmente absorver, capturar, armazenar, limpar e reutilizar toda a água das chuvas. Uma verdadeira revolução contra as inundações!

“A promoção de medidas eficazes para o controle de enchentes e alagamentos é de extrema importância nas áreas urbanas, especialmente em um contexto de mudanças climáticas e crescimento acelerado das cidades. Nesse sentido, foi apresentado um projeto de lei que visa incentivar a adoção de mecanismos sustentáveis”, bradou o parlamentar.

O arrojado projeto paranaense lista uma série de mecanismos de ponta, como pavimentos permeáveis que permitem a infiltração da chuva no solo, implantação de tetos e jardins verdes para reter as águas, valas de infiltração no terreno, e até bueiros ecológicos que impedem entupimentos.

“Com o aumento da conscientização sobre os riscos das mudanças climáticas e a necessidade de preservação de recursos naturais, medidas como essas são cada vez mais importantes para garantir a sustentabilidade das cidades e a qualidade de vida da população”, comemorou Leprevost.

Especialistas ambientais já dão o caso como certo: se aprovado, o plano “Cidade Esponja” certamente servirá de modelo para todo o Brasil adotar urgentemente medidas contra enchentes urbanas num cenário de mudanças climáticas. “Essa é uma oportunidade histórica de nos reconciliarmos com a natureza. Cidade inteligente é cidade que abraça soluções ecológicas!” concluiu o visionário deputado.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui