Mais da metade dos americanos espera que uma guerra civil ecloda nos Estados Unidos em algum momento no futuro próximo, de acordo com um estudo elaborado por um grupo de acadêmicos associados ao Programa de Pesquisa de Prevenção de Violência Davis da Universidade da Califórnia e ao Centro de Pesquisa de Violência por Armas de Fogo da Califórnia. A informação é do portal do TheWeek.
Quando solicitados a responder à afirmação “Nos próximos anos, haverá uma guerra civil nos Estados Unidos”, 47,8% dos entrevistados escolheram “Não concordo”. 36,4% disseram que concordaram “um pouco” com a declaração, 8,4% concordaram “fortemente” e 5,3% concordaram “muito fortemente”. Os 2,1% restantes optaram por não responder.
Mais de dois terços dos entrevistados concordaram que “há uma séria ameaça à nossa democracia”, enquanto mais de 40% indicaram que “[ter] um líder forte para a América é mais importante do que ter uma democracia”.
O estudo foi conduzido pela empresa de pesquisas Ipsos e pesquisou 8.620 entrevistados em inglês e espanhol entre 13 de maio e 2 de junho. Os resultados estão “sujeitos a erros de amostragem” e ainda não foram revisados por pares.