Os brasileiros que forem aos supermercados para comprarem azeite de oliva precisam estar atentos, as marcas Serrano e Cordilheira (ambos extra virgem e com 0,5% de acidez) ambas estão com comercialização proíbidas no Brasil pela Anvisa, já que não há possibilidade de garantir a procedência e a qualidade, por serem importadas por empresas sem o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).
A decisão foi oficializada na resolução nº 3.508, de 20 de setembro, publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira passada, dia 24.
Além dos azeites, a Anvisa suspendeu a comercialização de um lote específico de coco ralado da marca Coco & Cia. O lote 030424158 foi recolhido por conter dióxido de enxofre, um conservante, em níveis superiores aos permitidos pela regulamentação. A agência também determinou o recolhimento imediato desse produto do mercado.
Em nota, a empresa Coco & Cia afirmou ter sido surpreendida pela decisão, alegando que já havia retirado o lote em questão do mercado no dia 29 de julho, após ser informada pela própria Anvisa sobre o problema. A empresa destacou que a inconformidade foi restrita a esse lote, que não está mais em circulação, e questionou a razão pela qual a resolução foi divulgada meses após o ocorrido ter sido resolvido.