9.3 C
Paraná
terça-feira, maio 28, 2024
InícioEducaçãoAs esculturas de João Turin nas mãos de crianças...

As esculturas de João Turin nas mãos de crianças de CMEI do Bairro Novo

spot_img

O que as crianças do pré do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Tia Chiquita e o artista paranaense João Turin têm em comum? O amor pela escultura.

Tanto que o primeiro projeto que meninos e meninas desenvolveram com equipamentos do Farol Móvel, entregue nesta terça-feira (3/5) à unidade, está inspirado no talento de Turin.

Tudo começou quando as crianças decidiram, em uma conversa, serem escultores. “Fomos então ao Memorial Paranista ver as esculturas do artista João Turin. Aí, as ideias não pararam mais, veio a vontade de moldar os desenhos de onças, inclusive uma que acaba de sair aqui na impressora 3D”, relata a professora Gilmara Solange Araújo.

Os Faróis Móveis são as oficinas mãos na massa que tornam todo esse trabalho possível. São compostos por um carrinho que acomoda impressora 3D, óculos de realidade virtual, notebook, microscópio, lupas, globo terrestre, caixa de luz, livros, microscópio, canetas de luz negra, binóculos, alfabeto imantado. Como têm rodinhas, podem ser levados pelas salas dos CMEIs com facilidade. Este conceito de aprendizagem criativa segue o do projeto dos Faróis do Saber e Inovação.

“A inovação só tem sentido quando se torna um processo social. A novidade representa espaços de pesquisa, inovação e criatividade, democratizando as tecnologias digitais e a busca por uma educação inovadora e conectada”, resume a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

No Tia Chiquita, o equipamento beneficia diretamente 130 crianças.

Os Faróis Móveis estão sendo entregues desde março aos CMEIs. Todos os 230 vão receber o seu, ao longo dos próximos meses.

Presenças

Participaram da entrega a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; o superintendente Executivo, Oséias Santos de Oliveira; a diretora do Departamento de Educação Infantil, Kelen Patrícia Collarino; a diretora de Logística, Maria Cristina Brandalize; a diretora do Departamento de Desenvolvimento Pessoal, Estela Endlich; a chefe do Núcleo Regional do Bairro Novo, Priscila Costa; e a diretora Dayana Cristina Ramos de Lima.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui