26.3 C
Paraná
terça-feira, novembro 5, 2024
spot_img
InícioSaúdeAtenção, novas cepas da Covid continuam circulando e matando

Atenção, novas cepas da Covid continuam circulando e matando

spot_img

Os brasileiros estão pensando que as variantes da Covid-19 desapareceram do mapa e ao pegarem um resfriado teorizam ser uma gripe comum, sem relação com essa doença com três anos e meio de idade, pois bem, nos Estados Unidos e na Inglaterra, três novas cepas estão caminhando para se tornarem dominantes e são chamadas de EG.5, FL.1.5.1 e BA.2.86.

Segundo dados do CDC, a agência de saúde americana, na sexta feira os números eram os seguintes: EG.5 representava 21,5% de todos os novos casos, enquanto a FL.1.5.1  tinha 14,5% das novas infecções e BA.2.86 acumulava menos de 1%.

A variante que caminha para ser dominante nos Estados Unidos e que está circulando no Brasil, a EG.5, uma variante da XBB (uma nova vacina deve ser lançada este mês, mas não se sabe se será eficiente para essa cepa derivada) os médicos observaram os seguintes problemas respiratórios superiores: dor de garganta, tosse, congestão e coriza, também relatam aparecimento de alergias.

Outra variante que está em ascensão nos Estados Unidos e na Europa é a BA 2.86, já foram identificadas nesta cepa mais de três mutações na proteína spike, usada para entar em nossas células.

A previsão de médicos e especialistas é que poderá ser mais transmissível, causará doenças mais graves, mas os estudos ainda estão no início, mas em duas semanas poderemos ter um panorama claro sobre a BA.2.86.

A variante BA.2.86 tem mais de 35 diferenças genéticas em relação à XBB.1.5, a variante dominante durante a maior parte deste ano. Este salto genético “é aproximadamente da mesma magnitude” observado entre a variante Ômicron inicial e a variante Delta, disse o CDC americano.

“Quando passamos de (variante Ômicron) XBB.1.5 para (Eris) EG.5, talvez houvesse uma ou duas mutações. Mas estas mudanças massivas, que também vimos da Delta para a Ômicron, são preocupantes”, acrescentou a agência de saúde.

A FL.1.5.1, até o momento apontam um ou mais sintomas: febre ou calafrios, tosse,, falta de ar ou dificuldade em respirar, fadiga, dores musculares ou no corpo, dor de cabeça, nova perda de paladar ou olfato, dor de garganta, congestão nasal ou coriza, náusea ou vômito e diarreia.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

1 COMENTÁRIO

  1. Aqui no Brasil o Covid19 acabou definitivamente no dia 01/01/2023… Foi só Lula ter assumido que acabou o Covid19… Rede Globo deixou de dar o boletim de mortes a cada 15 minutos e até o Consócio de Imprensa montado pra coletar os números de novos casos foi extinto.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui