InícioGeralAr condicionado pode estar deixando você doente

Ar condicionado pode estar deixando você doente

spot_img

As redes sociais estão compartilhando várias mensagens sobre uma denominada gripe do ar condicionado, relacionada a uma série de sintomas, como espirros, dores de cabeça, tonturas, fadiga, sensibilidade a odores, garganta seca, entre outros; a maioria joga a culpa no aparelho, geralmente pelo uso continuo por horas e horas.

O dicionário dos internautas introduziu novos termos para o problema como “tosse de napa”, “tosse do cachorro”, “tosse do ar condicionado”, “febre do AC”, “tontura volta ao mundo”, “cheirinho” e outros ainda não listados.

Segundo médicos americanos, todos esses problemas podem acontecer se o ar condicionado não estiver bem conversado, por isso você precisa saber detalhes e prevenir-se para evitar que o seu corpo seja minado através dos meses.

Utilizar o aparelho de ar condicionado no quarto é uma boa ou nos deixa doentes?

Segundo especialistas de saúde pública, as unidades de ar condicionados são projetados para filtrar poluentes e contaminantes do ar, como ácaros, pólens, esporos de mofo, partículas de fumaça, bactérias e vírus, se o filtro ou o duto de uma unidade estiver com sujeira acumulada, aí começam os problemas respiratórios e surgem sintomas relacionadas a asma e alergias.

O aviso que você tem que tomar cuidado é quando aparece a sensação de garganta seca e congestão depois de se puxar um sono com a unidade de ar condicionado ligado.

E por que isso acontece? Sistemas mal conservados levam a irritação das membranas mucosas, dificuldades respiratórias, pele irritada, tosse seca, tonturas, náuseas, dificuldade de concentração, fadiga e sensibilidade a odores.

Quem são os culpados pelas doenças crônicas relacionadas ao AC?

Aqueles que chutaram os esporos de mofo, acertaram, esses microscópios elementos estão presentes no ar em ambientes externos e internos, eles circulam em vários ambientes, entram pelas portas abertas, janelas e aberturas de ventilação e pasmem, podem aderir a roupas, sapatos e até mesmo em animais de estimação.

Os esporos encontram o habitar deles nas superfícies úmidas das casas, crescem e formam colônias de fungos e o mofo permanece inativo por anos até que as condições úmidas encontrem o cenário ideal para propagar.

O mofo pode fazer do aparelho de ar condicionado uma colônia perfeita para viver e se propagar, daí a necessidade de se verificar regularmente os filtros e as partes internas para evitar as obstruções internas com poeira e detritos, o que leva a retenção de umidade, ambiente propício para o crescimento dos indesejados bolores.

Esse ranço interno se não for extirpado pode causar reações alérgicas e expor o ser humano a várias substâncias tóxicas chamadas micotoxinas, que fatalmente levam aos espirros, congestão nasal, olhos lacrimejantes, coceira ou pele vermelha.

E as doenças transmitidas pelo ar?

Certamente os ACs expõem o ser humano a bactérias que podem até mesmo causar um tipo de pneumonia chamada doença dos legionários, provocada por uma bactéria denominada de Legionella pneumophila, transmitida pela inalação de gotículas de água contaminadas e que podem levar a morte se não tratada.

Médicos associam a doença a sistemas de ar condicionados ou aquecimento sem conservação, segundo os especialistas, a maioria dos casos ocorre em hotéis, centros de saúde e hospitais e os idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas são mais suscetíveis a terem o problema.

Isso não quer dizer que vírus e bactérias transportados pelo ar – como aqueles que causam tuberculose, resfriado comum, gripe e certas infecções fúngicas – não possam, em teoria, passar por uma unidade de AC. Mas as agências de saúde explicam que os seus principais modos de transmissão para essas doenças são o contacto entre pessoas.

Como escapar da gripe do ar condicionado

O impacto pode ser minimizado com filtros de partículas de ar de alta eficiência para reter vírus e bactérias, associada a manutenção regular da unidade, principalmente se você utiliza por horas durante as variações de temperatura.

O recomendável são de que filtros sejam limpos, mantidos e trocados entre um a três meses, os constantemente ligados precisam de manutenção com maior frequência, até mesmo várias vezes em 30 dias.

Os locais com níveis elevados de poeira ou poluição requerem mais cuidados para evitar alergias assim como nos espaço onde há animais de estimação.

Alguns cuidados você mesmo pode fazer, como verificar e remover objetos ou poeiras que bloqueiem as saídas dos dutos de ar; além de verificar se há acúmulo ou condensação na unidade, locais perfeitos para o aparecimento de mofo e microorganismos nocivos

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui