O Athletico lutou até o fim e saiu vitorioso do confronto contra o Velo Clube, na tarde desta quinta-feira (6), pela segunda rodada da fase de grupos da Copa São Paulo Júnior. Com gol de Renan Viana, na segunda etapa, o Furacão fez 1 a 0 e chegou aos quatro pontos, assumindo a liderança do Grupo 12.
O terceiro e último duelo da primeira fase acontecerá no próximo domingo (9), às 13h15, contra o União São João. Um empate garante o Rubro-Negro na segunda fase da Copinha.
O jogo
O primeiro tempo foi de uma troca franca de chances entre as equipes. Os goleiros precisaram trabalhar e foram os grandes destaques dos primeiros 45 minutos de jogo no Estádio Hermínio Ometto, em Araras (SP).
Logo aos dois minutos, Gabriel Pereira teve que trabalhar para evitar o gol do Velo Clube. Ele caiu bem no canto esquerdo e espalmou um chute forte.
Aos nove minutos, Danielzinho cruzou a bola na área e ela desviou na defesa, tomando o rumo do gol. O goleiro Maicon conseguiu se recuperar e colocou para fora.
Outra tentativa de cruzamento gerou uma grande oportunidade para o Athletico. Iago levantou na área pelo lado esquerdo, a bola tomou o caminho do gol e obrigou o goleiro a fazer uma grande defesa, colocando para escanteio.
A resposta do time paulista veio dois minutos depois, com chute de Patrick, de fora da área. A bola saiu rasteira e forte, mas Gabriel conseguiu cair a tempo para espalmar.
Perto do final da primeira etapa, mais trabalho para os guarda-redes! Aos 38 minutos, Marcos Vinicius bateu colocado e rasteiro, de fora da área, e Maicon foi buscar no cantinho.
No minuto seguinte, foi a vez do Velo Clube assustar. O chute veio de fora da área e Gabriel conseguiu rebater. Na sobra, ele fechou bem o ângulo e praticou mais uma defesa.
O técnico Pablo Fernandez promoveu três mudanças no intervalo, todas no ataque do Furacão. As entradas de Emersonn, Renan Viana e Vitor do Carmo surtiram efeito e o time passou a ser mais incisivo nas jogadas ofensivas.
Mas quem assustou primeiro foi o Velo Clube, aos quatro minutos, com um chute de dentro de área que Gabriel Pereira defendeu.
Dez minutos mais tarde, Vitor do Carmo levantou na área e Dourado subiu mais alto para cabecear. A bola acabou saindo por cima.
Depois disso, uma forte começou a cair no estádio, prejudicando bastante o campo e as jogadas ofensivas do Furacão. Mas nada que impedisse o ímpeto dos piás do Caju em conquistar a vitória.
Aos 27 minutos, John Mercado foi acionado pelo lado direito do ataque, adiantou e ganhou na velocidade. O equatoriano viu bem a entrada de Renan Viana na área e fez o passa para o camisa 9, que balançou as redes. O assistente acabou assinalando impedimento do atacante, mas as imagens da transmissão mostraram que ele estava atrás da linha da bola.
Renan não desanimou com o tento mal anulado e acabou convertendo pouco tempo depois, em uma bela jogada do ataque. Ainda do campo de defesa, Emersonn acionou Danielzinho no meio-campo. Ele viu bem a movimentação de Renan e fez o passe de primeira. Também de primeira, o centroavante bateu de perna esquerda para balançar as redes, aos 35 minutos da etapa final!