22.4 C
Paraná
quarta-feira, janeiro 22, 2025
spot_img
InícioCiênciaAtividade solar pode atingir o pico antes do esperado

Atividade solar pode atingir o pico antes do esperado

spot_img

Novas pesquisas sugerem que, um ano antes das previsões oficiais, o atual ciclo de atividade do sol pode terminar em 2024. No entanto, a ira do sol continuará a representar uma ameaça para a Terra pelo menos nos próximos cinco anos após atingir seu pico.

Estimativas aprimoradas da força e do progresso do atual ciclo solar foram publicadas recentemente por um grupo de pesquisadores que já havia publicado uma previsão alternativa do ciclo solar que se mostrou mais precisa do que as previsões oficiais feitas pela NASA e pelo Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA).

Um ano antes do que a NASA e a NOAA haviam previsto, a previsão finalizada da equipe para o ciclo atual prevê que atingirá seu pico no final de 2024. A equipe acredita que o máximo do ciclo terá aproximadamente 185 manchas solares mensais, tornando-o um pouco mais ameno do que antecipado. Em comparação com o passado, a intensidade máxima deste ciclo será aproximadamente média.

O ciclo atual, o 25º desde que os registros começaram em 1755, começou em 2019 e deve ser extremamente ameno, com cerca de 115 manchas solares mensais em 2025, segundo previsões oficiais. O número de manchas solares, explosões solares e erupções é uma manifestação do fluxo e refluxo de aproximadamente 11 anos da atividade magnética do sol conhecida como ciclo solar. O mais forte desses ciclos atingiu um pico com quase 300 manchas, enquanto o ciclo mais fraco registrado produziu menos de 100 manchas por mês.

Mas por que os resultados de Leamon e McIntosh estão mais próximos da realidade do que os figurões concordaram e por que eles divergem tanto das estimativas oficiais? Acontece que a previsão do ciclo solar ainda é bastante primitiva, e há apenas 25 ciclos registrados, então não há muitos dados para modelagem por computador.

Como resultado, Leamon e McIntosh procuram métodos alternativos para prever o comportamento do sol com base em sua atividade magnética em suas pesquisas. Eles descobriram através de registros históricos que a força de cada ciclo subsequente é determinada pelo tempo em que o campo magnético do ciclo anterior morre completamente. A equipe apelidou esse evento de “o terminador” porque ocorre até dois anos após o mínimo, quando o próximo ciclo solar está despertando lentamente.

“Existe, de forma confiável, o cruzamento entre o antigo e o novo”, disse Leamon ao Space.com.

As previsões podem ser feitas com mais precisão, de acordo com os pesquisadores, se os ciclos solares forem entendidos não em termos de mínimos, mas sim por eventos terminadores.

Leamon afirmou: “Você vê que há uma forte relação linear entre a duração de um ciclo e a intensidade do próximo, se você medir a duração de um ciclo, não do mínimo ao mínimo, mas de terminador a terminador. .”

A previsão inicial de Leamon e seus colegas baseava-se na expectativa de que o evento terminador que encerraria o ciclo 24 ocorreria em meados de 2020, indicando um ciclo 25 muito forte. ano e meio a mais, com seu campo atraente desaparecendo totalmente em dezembro de 2021.

De acordo com Leamon, “mudamos a entrada quando o evento [terminador] realmente aconteceu, e isso nos deu uma previsão um pouco mais branda do que esperávamos originalmente.”

Os cientistas se referem ao ciclo de Hale como um período de 22 anos de atividade magnética que abrange dois ciclos solares de 11 anos e inclui os eventos do terminador. Durante o ciclo Robusto, os influxos atrativos das extremidades restritivas movem-se dos postes do sol em direção ao equador, onde se encontram e se contrabalançam. O campo magnético do sol gira na metade dessas linhas de campo magnético, o que coincide aproximadamente com o tempo do máximo solar. Quando o campo magnético atinge seu estado inicial após dois ciclos solares, o ciclo Hale termina. O terminador, ou cancelamento das ondas magnéticas no equador, pode ser visto como o desaparecimento completo das manchas solares na região equatorial da estrela em registros históricos de formação de manchas solares.

Os cálculos de Leamon e seus colegas indicam que o máximo solar do ciclo atual ocorrerá alguns meses após a inversão do campo magnético do sol em meados de 2024.

Isso indica que, para nós na Terra, provavelmente estamos entrando em um momento de exibições de auroras mais frequentes e intensas, além de eventos climáticos espaciais mais intensos que têm o potencial de causar problemas na órbita da Terra. As auroras são criadas a partir das conexões entre o material que flui do sol e o campo atrativo da Terra. No entanto, em grandes altitudes onde os satélites orbitam, reações semelhantes engrossam a atmosfera residual da Terra, produzindo esses impressionantes shows de luz natural. Como resultado, há mais arrasto, o que pode fazer com que os satélites saiam de órbita e outros problemas. Em fevereiro de 2022, a SpaceX perdeu um grupo de 40 novos satélites Starlink depois de enviá-los para o que os meteorologistas consideraram apenas uma tempestade suave à base de luz solar.

A aparência do sol orientado mais extremo não implicará que seremos livres e claros no que diz respeito ao jogo de eventos climáticos espaciais problemáticos. Leamon expressou que, de acordo com informações disponíveis, explosões e emissões fortes orientadas para o sol geralmente ocorrem na desvantagem de ciclos ímpares, como o ciclo 25 em andamento. segmento inicial do ciclo.

De acordo com Leamon, “como o ciclo 25 é ímpar, podemos esperar que os melhores eventos aconteçam após o máximo, em 2025 e 2026”. Isso ocorre porque os postes do sol giram em intervalos regulares. Para maximizar o dano e o acoplamento do vento solar através do campo magnético da Terra, você deseja que o pólo do sol seja orientado de maneira semelhante aos pólos da Terra.

As maiores tempestades baseadas na luz solar do ciclo atual, acrescentou Leamon, são, portanto, geralmente razoáveis ​​de ocorrer após as mais extremas.

Ele afirmou: “Precisamos estar vigilantes por aproximadamente mais cinco anos.”

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui