Cerca de 100 crianças que frequentam o CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Conjunto Monteverdi tiveram uma manhã especial na quinta-feira, 26. A escolinha do bairro Santa Felicidade, na Regional Santa Felicidade, parou as atividades habituais durante 40 minutos para ouvir, dançar e aprender com o concerto didático da Banda Lyra Curitibana.
No tatame emborrachado, montado em frente ao parquinho, bebês com pouco mais de 1 ano e ainda de chupeta estavam ao lado de crianças com até 5 anos – todas de olhos postos em toda aquela novidade. Os menores ganharam colo das professoras. É a geração das crianças que nasceram depois que o prefeito Rafael Greca voltou a administrar a cidade pela segunda vez.
Apresentada pelo personagem Curitibinha, do gibi que conta para as crianças sobre a cidade, a banda preparou um repertório variado. Além de músicas mais do agrado do público infantil – como Balão Mágico e Uni-duni-tê – tocou canções conhecidas dos Beatles (Twist and Shout) e de James Brown (I Feel Good) e até a Marcha Nupcial.
Músicos por trás dos instrumentos
No intervalo de cada música, Curitibinha convidava as crianças para conhecer um pouco sobre os diferentes naipes de instrumentos, seus sons e funções na banda ou mesmo em uma orquestra. Por fim, conheceram cada músico pelo nome e o instrumento de cada um – teclado, sax, trombone, trompete, contrabaixo e bateria.
Agatha Sophia Nascimento Tributino, que está no pré 1 e completará 5 anos nesta sexta-feira (27/5), estava entre as que mais se divertiram durante a apresentação. Animada, tirou o personagem de cabelos verdes para dançar quando a banda deu os acordes iniciais de Twist and Shout, dos Beatles, e encorajou outras crianças a dançarem, formando um trenzinho. “É muito legal”, resumiu a menina.