17.5 C
Paraná
quarta-feira, julho 17, 2024
spot_img
InícioEducaçãoDivulgada lista de professores para intercâmbio do Ganhando o...

Divulgada lista de professores para intercâmbio do Ganhando o Mundo

spot_img

A lista de professores e pedagogos da rede estadual selecionados para o programa de intercâmbio Ganhando o Mundo, do governo estadual, foi divulgada pela Secretaria de Educação do Paraná (Seed-PR) na sexta-feira, 14 de abril. Os 96 alunos aprovados viajará para a Finlândia ou Canadá em setembro para participar de até quatro semanas de educação continuada em uma instituição de ensino superior. Eles virão de várias partes do estado.

Além da experiência nas escolas de educação básica, os educadores terão neste período cursos sobre gestão de sala de aula, metodologias ativas, currículo baseado em habilidades e competências, orientação pedagógica, sistema educacional local, avaliação de aprendizagem e educação inclusiva. da nação de destino. Além disso, desenvolverão projetos educacionais ou propostas de minicursos que serão implementados no retorno ao Brasil.

Dijalmary Matos Prates Chas, um dos professores escolhidos para o Canadá, afirma: “É uma oportunidade única de aprofundar meus conhecimentos, conhecer novas práticas pedagógicas, ampliar minha visão de educação e, principalmente, poder levar as experiências que vou adquirir para meus alunos, na minha sala de aula.”

Dijalmary, professora de matemática do Colégio Estadual Polivalente de Curitiba, e seus alunos comemoraram a conquista nesta sexta-feira (14). Fiquei extremamente emocionado com o festival deles. Eles me apoiam.

Também pretende compartilhar com os canadenses o conhecimento e a experiência desenvolvidos na rede pública estadual, além de trazer para o Paraná o que pode ser aprendido no exterior. É uma troca. Da mesma forma, temos muito a transmitir de nossas práticas e estratégias”, garante.

Os professores da rede pública estadual e os pedagogos do QPM (da Faculdade) puderam se inscrever para o processo seletivo. Também foi solicitado o programa de formação continuada Formadores em Aço — Seed-PR, que consiste em grupos de estudos conduzidos por professores da rede estadual (formadores de professores) e voltados para professores da mesma área (formadores de professores). de educadores).

Das 96 oportunidades oferecidas, 63 foram para educador ou mentor de instrutor e 33 para educador ou professor substituto. Além disso, a Häme University of Applied Sciences na Finlândia recebeu 24 vagas, e as instituições canadenses afiliadas ao Colleges and Institutes Canada garantiram 72 vagas.

Com base em dois fatores, foram escolhidos os candidatos mais bem classificados para a nota: experiência no Formadores em Aço (com pontuação a cada percurso realizado) e uma prova didática Envolveu a entrega de um vídeo e um plano de ação que abordavam um problema da escola configuração e ofereceu uma solução.

Um teste de proficiência em inglês também foi exigido para identificar o possível país de destino do participante. De acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR), um candidato é elegível para se candidatar a cargos na Finlândia (onde o inglês é o idioma de instrução). Aqueles que receberam uma nota abaixo de B2 foram elegíveis para treinamento em português no Canadá.

A Seed fornecerá aos professores selecionados para o Canadá um curso preparatório de inglês para ajudá-los a se comunicar no país.

Esta edição do Ganhando o Mundo tem como objetivo ajudar professores e pedagogos da rede estadual a compartilhar métodos de ensino, aprendizagem e avaliação e aprimorar sua capacidade de integração cultural por meio da imersão no sistema educacional de outro país.

Durante o intercâmbio, os profissionais desenvolverão projetos que, quando implantados nas escolas públicas estaduais, potencializarão o processo de ensino-aprendizagem. Esses projetos serão baseados em métodos de ensino mencionados no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA).

Professores e pedagogos terão mais quatro semanas de mentoria online com profissionais das instituições de ensino onde fizeram o intercâmbio após o término do estágio no exterior. Eles vão ajudar a colocar os projetos que desenvolveram durante o intercâmbio em ação no Brasil com esta etapa.

Esta edição do Ganhando o Mundo exige um investimento total de R$ 3 milhões. A Seed pagará pela passagem aérea internacional promocional de ida e volta em classe econômica; transfer entre o estabelecimento de ensino e o aeroporto, bem como entre o estabelecimento de ensino e o aeroporto; alojamento; comida; despesas escolares e transporte de Curitiba até o consulado que concede o visto, bem como hospedagem e festas durante o período de obtenção do visto.

O programa Ganhando o Mundo está recebendo inscrições de alunos do primeiro ano do ensino médio da rede estadual até 31 de maio. Essa versão levará 1.000 alunos, em 2024, para cinco nações de língua inglesa: Inglaterra, Nova Zelândia, Austrália, Canadá e os Estados Unidos

spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui