O Bosque Portugal, no bairro Jardim Social, que preserva um trecho do Rio Tarumã, está ganhando uma área de lazer com brinquedos construídos com troncos de eucalipto de reflorestamento, um totem de identificação do local e seis bancos para o descanso dos frequentadores.
O parquinho fica na lateral da Rua Ozório Duque Estrada. Os trabalhos para transformar cerca de 300 toras de eucalipto, cordas e material metálico de fixação brinquedos devem ser concluídos na próxima semana.
O local já conta com trilhas, pista de caminhada e academia ao ar livre. Também tem a Alameda dos Cantares Portugueses, espaço com 22 pilares que servem de base para azulejos portugueses pintados à mão com trechos de poesias de autores como Luís de Camões, Gregório de Matos, Castro Alves e Camilo Pessanha.
Trilha na mata
Inaugurado em março de 1994 o Bosque Portugal é referência na região. Além da charmosa trilha na mata conta com uma área de animação construída em piso mosaico português, com desenhos que lembram o mar e uma caravela estilizada, em menção às grandes navegações portuguesas. Está circundada por sete colunas com os nomes dos países de língua portuguesa (Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Brasil, Cabo Verde, Angola e Guiné Bissau). Uma pista de cooper contorna todo o bosque, passando por três pontos cobertos que remetem à arquitetura portuguesa.
Morador do bairro há 21 anos, o casal de empresários Renata e André Reffel frequenta constantemente o bosque para caminhadas. À espera do primeiro neto, que nascerá em setembro, já fazem planos de aproveitar o novo parquinho. “Ficamos imaginando como o Felipe vai aproveitar esse espaço maravilhoso, para brincar em meio a natureza. O bosque está cada dia mais bem cuidado”, contou Renata.
Serviço: Bosque de Portugal
Endereço: Rua Fagundes Varella com Rua Ozório Duque Estrada, sem número – Jardim Social
Aberto diariamente