O surfista do Rio Grande do Norte Ítalo Ferreira até que mandou bem na disputa do título da WSL Finals, despachou três adversários na corrida, mas na decisão do título parou no talento de John John Florence na final do Circuito Mundial de Surfe, em Trestles, Califórnia. O brasileiro teve que se contentar com o vice-campeonato após ser derrotado em duas baterias da melhor de três.
O brasileiro não foi páreo para John John Florence, na primeira bateria venceu por 15,50 a 15,33. Já na segunda, o havaiano não tomou conhecimento de Ítalo Ferreira e fechou com 18,13 a 16,30, garantindo o tricampeonato mundial.
Com esse resultado, o havaiano empata com Gabriel Medina no número de títulos e termina a sequência de cinco mundiais seguidos dos brasileiros na WSL.
Antes dessa vitória, ele havia sido o único gringo a levar o troféu na última década, com títulos em 2016 e 2017. Italo, que venceu o mundial em 2019, buscava o segundo troféu.
A derrota interrompeu a festa dos surfistas do Brasil, nas últimas 10 edições, os brasileiros levantaram a taça sete vezes em dez edições da WSL.
John John Florence quebrou a hegemonia brasileira nas últimas edições do formato Finals, criado para definir o campeão. Em 2021, Medina levou o caneco para São Paulo, e Filipe Toledo foi o campeão em 2022 e 2023.
Por ter se classificado em quinto lugar no ranking, Italo teve que ralar para chegar à final. Ele começou derrotando Ethan Ewing, o quarto colocado, passou por Jack Robinson, o terceiro, e venceu Griffin Colapinto, o segundo, antes de encarar Florence na decisão.
Na primeira bateria, o mar ficou flat por um tempo, e Italo só conseguiu surfar uma onda depois de 13 minutos, marcando 4,67. Depois, mandou um aéreo de backside e subiu para 12,00, jogando pressão. Mas Florence respondeu à altura, com um 7,17, e em seguida pegou a liderança com uma nota 8,33, fechando a bateria em 15,50 contra 15,33 de Italo.
Na segunda bateria, Italo precisava vencer para forçar a terceira. Ele começou com um 8,17 logo de cara, mas John John respondeu com um 9,70. Italo ainda pegou uma onda que lhe rendeu 11,67, mas Florence mostrou por que é tricampeão ao marcar 8,43, somando 18,13. Mesmo com um 8,13 no final, Italo não conseguiu virar o jogo e fechou a disputa com 16,30, dando o título para o havaiano.