Vestindo um corta-vento vermelho e um gorro marrom, Lars Nielsen estava dando um passeio em um dia de primavera fresco. Enquanto caminhava, ele usava seu detector de metais para escanear o solo rochoso de Emmerlev, uma pequena cidade no sul da Dinamarca.
O dispositivo emitiu um sinal sonoro. Nielsen se ajoelhou e começou a cavar.
Enterrado no solo, ele descobriu um anel de ouro.
“Eu fiquei tão animado e impressionado que mal conseguia articular algo, o que não é típico de mim, mas sem dúvida foi a melhor descoberta que já fiz,” disse Nielsen ao Museu Nacional da Dinamarca.
Nielsen tinha encontrado por acaso um raro anel de ouro com mais de 1.400 anos, anunciaram autoridades do museu em um comunicado de imprensa em 19 de fevereiro.
O anel grande apresentava uma pedra semipreciosa vermelha no centro, cercada por um delicado design em forma de trança, conforme mostrava uma foto. Abaixo, o centro estava conectado com quatro espirais em laço. Em cada lado, o aro exibia um trio de pontos em forma de botão.
O anel remontava aos séculos V ou VI e correspondia ao estilo usado pela elite merovíngia, informou o museu. Os merovíngios eram uma família real que governava partes da França, Bélgica e Alemanha durante o Reino Franco.
O artefato de ouro sugeria que uma família poderosa — porém esquecida — uma vez governou Emmerlev e tinha uma conexão com os merovíngios, afirmaram as autoridades do museu.
A qualidade, o material e o design do anel indicavam que ele pertencia à elite antiga. Além disso, outros artefatos encontrados ao redor de Emmerlev forneceram evidências de que a região tinha contatos com os merovíngios, acrescentou o museu.
“Fazer uma descoberta tão única e singular é completamente surreal. Estou muito orgulhoso e honrado por poder contribuir com uma peça para a nossa história compartilhada, tanto local quanto nacionalmente,” disse Nielsen no comunicado.
O anel está sendo mantido no Museu Nacional da Dinamarca.
Emmerlev está próxima da fronteira entre Dinamarca e Alemanha, no sul de Jutlândia, uma península que forma a Dinamarca continental, a cerca de 150 milhas a sudoeste de Copenhague.