19.7 C
Paraná
sábado, janeiro 4, 2025
spot_img
InícioMundoChove lixo espacial em vilarejo do Quênia

Chove lixo espacial em vilarejo do Quênia

spot_img

As autoridades quenianas anunciaram que estão investigando fragmentos de metal, que se acredita serem de um foguete, que caíram em uma vila no sul do país.

O problema do lixo espacial tem ganhado destaque à medida que o tráfego espacial aumenta.

A Agência Espacial Queniana (KSA) informou que o objeto, um anel metálico com cerca de 2,4 metros de diâmetro e pesando aproximadamente 500 quilos, caiu na vila de Mukuku, no condado de Makueni, em 30 de dezembro, por volta das 15 h, horário local (12 h GMT).

A KSA, em colaboração com outras agências e autoridades locais, “isolou a área e recuperou os destroços, que agora estão sob custódia da Agência para investigação adicional.”

A agência afirmou que “avaliações preliminares indicam que o objeto caído é um anel de separação de um veículo de lançamento”, que são projetados para ou queimar ao reentrar na atmosfera da Terra ou cair em áreas desabitadas.

“Este é um caso isolado, que a agência investigará e tratará adequadamente”, disse a KSA em um comunicado.

A KSA também afirmou que o objeto não representava uma ameaça à segurança pública e elogiou os moradores locais, que rapidamente alertaram as autoridades.

A agência informou que está trabalhando para identificar a origem do fragmento.

Casos anteriores de destroços espaciais feitos pelo homem atingindo a Terra incluem uma parte da cápsula SpaceX Dragon que caiu em uma fazenda de ovelhas na Austrália em 2022.

No início deste ano, a NASA enfrentou um processo judicial de uma família americana cujo lar na Flórida foi atingido por um pedaço de metal em queda. Um objeto cilíndrico atravessou a casa de Alejandro Otero, no dia 8 de março. Ele contou que seu filho o ligou sobre o objeto caindo enquanto ele estava de férias.

“Eu estava tremendo. Eu não conseguia acreditar. Quais as chances de algo cair na minha casa com tanta força a ponto de causar tanto dano?”, disse Otero. “Estou muito grato por ninguém ter se ferido.”

A China também foi criticada pela NASA por permitir que seus enormes foguetes Long March caíssem de volta à Terra após a órbita.

Em fevereiro passado, a Agência Espacial Europeia informou que um satélite — com peso equivalente ao de um rinoceronte adulto — fez um retorno descontrolado à Terra, reentrando na atmosfera sobre o Oceano Pacífico Norte, entre o Alasca e o Havai.

Leia também: Litoral está infestado de águas-vivas

Qual o metal mais valioso do mundo?

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui