21.4 C
Paraná
quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img
InícioCiênciaCientistas afirmam que envelhecemos em surtos

Cientistas afirmam que envelhecemos em surtos

spot_img

Esqueça a ideia de envelhecer de forma gradual e tranquila. Novas pesquisas sugerem que o corpo envelhece em surtos, com mudanças rápidas ocorrendo em torno dos 44 anos e novamente aos 60.

Pesquisadores analisaram dados de 108 participantes que doaram sangue e outras amostras regularmente ao longo de vários anos. Eles estudaram mudanças relacionadas à idade em mais de 135.000 diferentes moléculas, proteínas e microrganismos. As descobertas revelaram que cerca de 81% dessas moléculas e microrganismos experimentaram aumentos ou diminuições significativas em idades específicas. As mudanças mais substanciais foram observadas em pessoas na faixa dos 40 e no início dos 60 anos.

As mudanças em torno dos 60 anos eram esperadas, dado o aumento dos riscos de doenças nessa época. No entanto, as mudanças na faixa dos 40 anos, ocorrendo igualmente em homens e mulheres, foram surpreendentes. Isso sugere que, embora a menopausa ou a perimenopausa possam contribuir para as mudanças observadas nas mulheres, outros fatores provavelmente estão influenciando essas mudanças em ambos os gêneros.

  • Meia-idade (por volta dos 40 anos): Foram notadas muitas mudanças em moléculas relacionadas a doenças cardiovasculares, saúde da pele e músculos, e no metabolismo de álcool, cafeína e lipídios.
  • Início dos 60 anos: Mudanças foram observadas no metabolismo de carboidratos e cafeína, regulação imunológica, função renal, doenças cardiovasculares e saúde da pele e músculos.

Para aqueles que estão se aproximando das idades em que esses “picos” de envelhecimento ocorrem, especialmente na faixa dos 40 e no início dos 60 anos, os especialistas recomendam:

  • Nos seus 40 anos: Mantenha uma rotina regular de exercícios para melhorar a saúde muscular e monitore os níveis de lipídios para prevenir a aterosclerose e gerenciar a deposição de gordura.
  • Nos seus 60 anos: Continue se exercitando para apoiar a saúde muscular e cardiovascular. Monitore a ingestão de carboidratos e mantenha-se bem hidratado para manter a função renal.

Os pesquisadores também sugerem que pessoas na faixa dos 40 anos devem estar atentas ao aumento do metabolismo do álcool, que pode estar ligado a mudanças na saúde durante esse período.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui