25.3 C
Paraná
quarta-feira, janeiro 22, 2025
spot_img
InícioGeralCientistas encontram uma dolina sem fundo

Cientistas encontram uma dolina sem fundo

spot_img

Uma equipe de pesquisadores identificou a dolina mais profunda que se tem notícia — tão profunda que ainda não conseguiram alcançar o fundo.

A Taam Ja’ (TJBH), que está localizado debaixo d’água, perto da costa, próxima à fronteira entre México e Belize, era antes considerado o segundo mais profundo do seu tipo.

Mas de acordo com um novo artigo, o local pode ser muito mais profundo do que se acreditava, estendendo-se pelo menos até impressionantes 420 metros abaixo do nível do mar, tornando-o o poço mais profundo conhecido na Terra.

Para colocar esse número em perspectiva, o ponto mais profundo conhecido na Terra é chamado de Fossa das Marianas, que está a cerca de 11.000 metros de profundidade. O TJBH, no entanto, está localizado a apenas 3.200 metros da costa do México, enquanto a Fossa das Marianas está quase 320 quilômetros de distância de Guam, uma ilha extremamente remota no meio do Oceano Pacífico.

Ainda mais intrigante, os pesquisadores acreditam que a dolina está conectada a uma extensa rede de cavernas e túneis subaquáticos, tornando-a um lugar tentador para explorar em busca de biodiversidade marinha ainda não descoberta, já que dolinas como essa costumam estar repletos de vida.

A descoberta destaca o quanto ainda há para aprender sobre os oceanos do nosso planeta. De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, nós só exploramos cinco por cento dos oceanos da Terra, apesar deles cobrirem quase 70 por cento da superfície do planeta.

As dolinas são cavernas verticais ou sumidouros preenchidos com água. Muitos se formaram durante eras glaciais, quando baixos níveis do mar permitiram que a chuva e a intemperismo químico perfurassem paisagens ricas em calcário.

A equipe de pesquisadores mexicanos realizou uma expedição de mergulho em dezembro, tentando mapear as condições ambientais na TJBH. Usando um conjunto de sondas ligadas a um instrumento implantado por cabo, eles tentaram medir a incrível profundidade da dolina, concluindo no artigo que ela é “a dolina mais profunda do mundo, com o fundo dela ainda a ser alcançada”.

A equipe também descobriu que as propriedades da água abaixo de 400 metros se assemelhavam de perto às do Mar do Caribe, sugerindo que o poço pode estar conectado ao oceano por meio de “possíveis conexões subterrâneas”.

Compreensivelmente, a equipe está ansiosa para voltar e descobrir a profundidade máxima e explorar o sistema suspeito de cavernas e túneis — um empreendimento provavelmente tão ansioso quanto fascinante.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui