24.2 C
Paraná
sábado, junho 22, 2024
InícioGeralE se o James Webb encontrar outro planeta igual...

E se o James Webb encontrar outro planeta igual a Terra?

spot_img

O que aconteceria se o Telescópio Espacial James Webb da NASA apontasse diretamente para um exoplaneta como a Terra? Encontraria uma civilização como a nossa?

Um grupo de cientistas da NASA e do Laboratório de Propulsão a Jato examinou espectros de alta resolução obtidos pelo satélite canadense SCISAT para um artigo não revisado. Os dados revelaram uma variedade de moléculas, incluindo CFCs, vapor de água e dióxido de carbono, que são sinais óbvios de atividade industrial.

Eles então ocultaram essa informação adicionando ruído simulado e amostrando-o em resoluções mais baixas, com a intenção de reproduzir o que o JWST verificaria se detectasse um exoplaneta a anos-luz de distância.

Acontece que eles conseguiram identificar essas moléculas mesmo a uma distância de 50 anos-luz, apesar das tentativas de ocultar os dados.

O JWST ainda deveria ser capaz de distinguir uma variedade de moléculas indicando a presença de uma civilização extraterrestre semelhante à humanidade se um exoplaneta com espectros semelhantes ao da Terra estivesse presente no sistema Trappist-1, um sistema estelar anã vermelha frio a 40 anos-luz.

Se um exoplaneta neste sistema estelar vizinho tivesse civilizações avançadas, provavelmente já saberíamos.

De qualquer forma, as informações apresentadas nesta pré-impressão são apenas o começo. Primeiro, não seríamos capazes de identificar quaisquer outras possíveis civilizações alienígenas que parecessem muito diferentes da nossa.

“Neste trabalho, apenas começamos a arranhar a superfície do que é possível com este conjunto de dados”, escreveu a equipe. “Encorajamos o envolvimento da comunidade com estes dados para validações e atualizações contínuas de modelos à medida que o campo avança em direção à caracterização precisa de exoplanetas semelhantes à Terra. O objetivo da equipe é caracterizar com precisão os exoplanetas”.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui