InícioCiênciaCientistas estão considerando um plano maluco para escurecer o...

Cientistas estão considerando um plano maluco para escurecer o sol e desacelerar as mudanças climáticas

spot_img

Alguns anos atrás, os cientistas propuseram uma ideia ridícula para ajudar a reduzir as mudanças na temperatura global. A ideia era pegar aviões e expelir partículas refletivas na atmosfera da Terra anualmente. Essas partículas refletiriam a luz solar, efetivamente escurecendo o Sol. Alguns acham que isso poderia ajudar a reduzir muito as mudanças climáticas. Mas outros não estão tão convencidos.

O escurecimento do Sol é a resposta para as mudanças climáticas?
☀️ Poderia “escurecer o sol” ajudar a diminuir o aquecimento global?

🌡 Pode parecer ficção científica, mas alguns estão explorando a tecnologia de geoengenharia solar para impedir o aumento das temperaturas.

⭕️ Dizem que é relativamente barato e simples – enquanto outros alertam que pode ser catastrófico. Por quê? 🧵 pic.twitter.com/4PoNthWims

— TRF Climate (@TRF_Climate) 28 de julho de 2022

A mudança climática é um problema muito real. O degelo do permafrost continua a abrir “bocas para o inferno” cavernosas, e até a NASA criou imagens para representar as mudanças de temperatura em curso que nosso planeta está vendo. Muitos estão procurando maneiras de parar, ou pelo menos retardar, as mudanças climáticas. E, com base em relatórios recentes, parece que escurecer o Sol está de volta à lista de opções.

A Thomson Reuters Foundation postou um novo relatório, bem como um tópico no Twitter, falando sobre a ideia. De acordo com Emmi Yonekura, pesquisadora sobre os riscos da “geoengenharia” climática. Mas, pelo que parece, Yonekura só vê isso como uma opção se outros planos para reduzir as emissões falharem.

Isso porque muitos veem o potencial de escurecer o Sol como muito arriscado. A tecnologia essencialmente imita o efeito de escurecimento do céu de erupções vulcânicas. Ao fazer isso, evita que a luz solar entre na atmosfera da Terra e aumente a temperatura global. E pode funcionar, dizem os cientistas. Mas também há um grande número de riscos envolvidos. Informações do portal BGR.

Mudanças imprevisíveis

Imagem: NASA/Youtube

A luta contra as mudanças climáticas tornou-se uma questão primordial para muitos, incluindo as Nações Unidas. E até vimos possíveis ideias do MIT e outros para usar “bolhas espaciais” para amortecer a luz solar que atinge a Terra. Inúmeras tentativas foram feitas para reduzir os combustíveis fósseis e outras substâncias potencialmente perigosas.

Então, onde exatamente o escurecimento do sol se encaixa em tudo isso? Bem, a ideia surgiu pela primeira vez há alguns anos. Alguns estudos e testes ao ar livre começaram na tecnologia, mas no final ela foi derrubada por aqueles preocupados com os riscos que ela representa. Agora, porém, ressurgiu. E isso porque os cientistas acreditam que poderia manter as temperaturas médias globais.

Essas temperaturas estão aumentando constantemente. Poderíamos ver um aumento de 1,5 graus Celsius nos próximos cinco anos, o que poderia causar mudanças catastróficas em todo o mundo. Talvez algumas das maiores preocupações em torno da geoengenharia solar seja que ela possa causar mudanças potenciais nos padrões de chuva. Isso poderia levar a problemas crescentes com a fome global.

Também é possível que a geoengenharia solar possa levar a um aumento rápido e incontrolável da temperatura se for interrompida repentinamente. E, alguns temem que isso daria aos poluidores climáticos, como as empresas de combustíveis fósseis, uma luz verde para continuar e mudar. Escurecer o Sol pode ajudar a manter as temperaturas globais, ou talvez possa nos condenar a todos. Infelizmente, é impossível dizer o que é mais verdadeiro.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui