A tentativa da empresa ispace, com sede em Tóquio, de pousar seu módulo lunar na Lua, o que a tornaria a primeira missão privada a pousar na superfície lunar empoeirada, parece ter falhado.
O lander Hakuto-R Missão 1 (M1) foi agendado para chegar à superfície lunar na terça-feira às 12h40. E.T. O Mare Frigoris, ou Mar do Frio, local de pouso no extremo norte da cratera Atlas da Lua era o objetivo do módulo de pouso.
Cerca de uma hora antes do pouso programado, a espaçonave iniciou seu procedimento de pouso. A espaçonave emergiu do outro lado da Lua a uma altitude de aproximadamente 15 milhas (25 quilômetros) acima da superfície lunar após sua fase de cruzeiro. O módulo de pouso M1 flutuou sobre a superfície lunar, retornando para um pouso perfeito após um corte do motor. Embora os controladores do ispace tenham conseguido restabelecer o contato com o M1 após o horário de pouso previsto, o controle da missão perdeu contato com o módulo de pouso minutos antes do horário de pouso esperado.
“Precisamos aceitar que não conseguimos terminar a chegada à superfície lunar”, disse o organizador do ispace, Takeshi Hakamada, durante a transmissão ao vivo. “Nossos especialistas continuarão pesquisando o que está acontecendo.”
Em 11 de dezembro de 2022, o Hakuto-R M1 decolou da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9. A primeira missão do programa de exploração lunar Hakuto-R da ispace é o módulo de pouso M1. Seu objetivo é fornecer um serviço de entrega de baixo custo para a Lua, implantando cargas úteis em sua superfície.
O minúsculo robô transformável de duas rodas da agência espacial japonesa era uma das cargas que Hakuto-R M1 estava levando para a Lua, junto com cargas pertencentes ao governo e empresas. O Lander inteligente para investigar a lua, ou SLIM, tem aproximadamente o tamanho de uma bola de beisebol e foi feito para testar métodos para futuras missões lunares em menor escala. O rover Rashid, construído nos Emirados, um rover de quatro rodas projetado para investigar o solo e a poeira lunar e estudar a geologia lunar, foi outra carga útil a bordo do módulo M1. Duas cargas comerciais do Canadá também estavam a bordo do M1. Uma câmera lunar foi fornecida pela Canadensys Aerospace e um computador de vôo de inteligência artificial foi fornecido pelos Serviços Espaciais de Controle de Missão.
A organização não parece ser impedida de sua missão bombardeada, já que o ispace está atualmente lidando com suas missões subsequentes à Lua. “Recebemos informações de voo durante a fase de chegada, o que é uma conquista extraordinária para as futuras missões”, disse Hakamada. ” Isso é crucial para comunicar nossas descobertas desta missão às missões dois e três.