24.2 C
Paraná
sábado, junho 22, 2024
InícioEconomiaComércio paranaense cresce nos primeiros meses de 2024

Comércio paranaense cresce nos primeiros meses de 2024

spot_img

No primeiro bimestre de 2024, o setor de comércio do Paraná exibiu um notável crescimento de 6,9% em comparação ao mesmo período do ano anterior, conforme revelado pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira. Esta taxa representa a maior variação positiva registrada na região Sul do país durante este período.

Comparativamente, o desempenho paranaense superou o de outros estados da região, com Santa Catarina apresentando um aumento de 6,8% e o Rio Grande do Sul com 6,1% de crescimento nos dois primeiros meses do ano. A pesquisa da PMC analisa o volume de vendas do comércio varejista ampliado, abrangendo 14 segmentos da economia.

Os setores que impulsionaram significativamente o crescimento no Paraná incluem eletrodomésticos, com um aumento de 12,8% nas vendas em relação ao mesmo período de 2023, seguido por móveis (11,2%), veículos, motocicletas e peças (10,2%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (9%), e hipermercados e supermercados (8,2%).

No geral, 11 dos 14 segmentos analisados apresentaram crescimento no estado durante o primeiro bimestre, com apenas tecidos, vestuários e calçados (-0,2%), combustíveis e lubrificantes (-4,7%), e livros, jornais, revistas e papelaria (-6,9%) mostrando uma tendência de queda alinhada com o cenário nacional.

O desempenho do comércio varejista ampliado do Paraná também foi positivo no comparativo entre janeiro e fevereiro, registrando um aumento de 1,4%, superando a média nacional de 1,2%. Além disso, a comparação entre fevereiro de 2024 e o mesmo mês do ano anterior revela um crescimento ainda mais expressivo de 7,6% nas vendas do comércio paranaense.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui