O cometa 12P/Pons-Brooks, que é maior que o Monte Everest, já foi avistado por astrônomos amadores. À medida que se aproxima do sol ao longo do próximo mês, ele deverá se tornar cada vez mais visível a olho nu.
Este objeto cósmico visita nosso sistema apenas uma vez a cada 71 anos. Para os sortudos que terão a oportunidade de observar o eclipse solar em 8 de abril, o cometa pode ser um belo complemento, pois poderá surgir no céu escurecido quando a lua bloquear o sol.
Segundo relatos, até o final de março, o cometa poderá atingir um brilho de magnitude 5, o que significa que será quase visível a olho nu, e sua característica cauda começará a se manifestar.
Se você estiver no Hemisfério Norte, recomenda-se observar o cometa antes de 21 de abril, quando ele estará mais próximo do sol. Após essa data, ele começará a se afastar abaixo do horizonte, mas permanecerá visível para aqueles no Hemisfério Sul até o final do ano, de acordo com o site do aplicativo de observação de estrelas Starwalk.
Para uma melhor visualização, é aconselhável procurar um local afastado das luzes da cidade. Embora possa ser brilhante o suficiente para ser visto a olho nu, é uma boa ideia ter binóculos à mão para ajudar na observação do objeto cósmico.
Vale ressaltar que este visitante celeste pode surpreender. Recentemente, ele ganhou destaque ao se tornar inesperadamente cerca de 100 vezes mais brilhante.
Essa explosão rara transformou a nuvem de gás do cometa em uma forma fugaz de ferradura, o que lhe rendeu apelidos como Cometa do Diabo ou Cometa Millennium Falcon.
Desde então, outras explosões foram observadas, e é possível que mais ocorram à medida que o 12P/Pons-Brook se aproxima da Terra.
Embora não esteja claro o que causou esses eventos, os astrônomos sugeriram que poderia ser um caso raro de um cometa com atividade vulcânica em sua superfície.
Ao planejar sua observação estelar, escolha os dias mais próximos de uma lua nova, pois a luz da lua cheia pode obscurecer os objetos cósmicos.
E lembre-se de verificar a previsão do tempo antes de sair, pois uma noite nublada pode frustrar seus planos de observação.
Ao chegar ao local, tenha paciência se o cometa não estiver visível imediatamente. Seus olhos podem precisar de alguns minutos para se ajustar à escuridão, especialmente se você estiver olhando para telas luminosas antes de começar a observar.