É comum que a chegada do Ano Novo inspire reflexões sobre sua saúde pessoal e, mais especificamente, como comer saudável. Uma pesquisa recente com 1.500 americanos realizada pela Statista descobriu que quase 40% das pessoas fizeram uma resolução de Ano Novo para 2021 centrada em melhorar sua dieta. A informação é de James Quigley, no Community Metters.
Por que a alimentação saudável é importante
Hábitos alimentares saudáveis são um presente que continua dando. Seu corpo responderá de várias maneiras (e às vezes surpreendentes!) a uma dieta contínua de alimentos saudáveis. Se você pensar no seu corpo como uma máquina e na comida como o combustível que o alimenta, é fácil ver a diferença que a comida de qualidade pode fazer no desempenho geral.
A maioria das pessoas tem o entendimento básico de que uma alimentação saudável contribui para a manutenção de um peso saudável. Mas os Centros de Controle e Prevenção de Doenças deixam bem claro que bons hábitos alimentares são um aspecto fundamental da saúde e longevidade humana. Por exemplo, você pode não estar ciente de que sua dieta afeta diretamente a saúde de sua pele, dentes e olhos. Outros benefícios de uma alimentação saudável incluem:
Menor risco de doença cardíaca, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer
Ossos mais fortes
Um impulso para o seu sistema de imunidade
Melhor função do sistema digestivo
Melhor desenvolvimento muscular
Se você tem uma família, seus hábitos alimentares saudáveis também terão uma forte influência na dieta de seus filhos. As crianças experimentam os mesmos benefícios de uma alimentação saudável que os adultos, além de muitas vantagens relacionadas ao seu crescimento, como o desenvolvimento saudável do cérebro.
Além disso, todas essas melhorias físicas certamente terão uma influência profundamente positiva em sua saúde mental geral.
Maneiras simples de comer mais saudável e seguir seu plano
Dietas saudáveis vêm em todas as formas e tamanhos. Eles variam de pessoa para pessoa, porque todos têm necessidades diferentes. Aqui estão apenas alguns pontos de partida que você pode adaptar para se adequar aos seus objetivos:
Faça alguma pesquisa sobre refeições e dietas saudáveis
Dizer que você vai comer mais saudável é uma coisa, mas descobrir como você vai comer mais saudável é o primeiro passo mais importante. Se você quiser incorporar mais frutas e vegetais em sua dieta, você pode procurar diferentes tipos de saladas que pareçam atraentes para você, ou até mesmo alternativas de massas vegetais, como espaguete de abóbora. Se você está tentando cortar certos alimentos como chocolate, você pode pesquisar como satisfazer esse desejo de chocolate com abacate, nozes e gorduras saudáveis, como azeite.
Defina expectativas realistas e metas alcançáveis
Estes são os blocos de construção de qualquer mudança de estilo de vida sustentável. Se o seu objetivo é obter um pacote de seis até fevereiro, você vai passar por um momento ruim e provavelmente terá dificuldades para se manter motivado. Em vez disso, concentre-se em pequenos passos, como limitar a ingestão de sorvete a uma vez por semana ou preparar um almoço nutritivo para o trabalho.
Mantenha um diário alimentar
Pode parecer estranho e tedioso no começo, mas registrar tudo o que você come para referência futura pode realmente colocar em perspectiva onde estão seus maiores desafios alimentares.
Cozinhe em casa com mais frequência
Quando você pede comida para viagem, é muito mais difícil saber exatamente o que está acontecendo na sua refeição. Isso pode ser um grande obstáculo se você estiver tentando limitar sua ingestão de sódio ou açúcar. Além disso, o controle das porções é mais difícil de gerenciar quando um restaurante está decidindo o tamanho de cada prato.
Não faça isso sozinho
As pessoas que participam de um objetivo público compartilhado geralmente têm um desempenho melhor em suas resoluções de Ano Novo. Ao fazer uma grande mudança em seus hábitos alimentares, ter uma comunidade que o entenda, o apoie e o responsabilize é uma receita (desculpe o trocadilho) para o sucesso.