InícioGeralComo dormir melhor tendo sono leve

Como dormir melhor tendo sono leve

spot_img

Se você tem dificuldade para adormecer e acorda facilmente até mesmo com o menor movimento, cheiro ou barulho, você é considerado um dorminhoco leve. Os pesquisadores ainda não têm certeza sobre as razões por trás disso, mas distúrbios do sono como a insônia, diferenças genéticas, hormônios e estilo de vida podem desempenhar um papel importante nessa questão.

Pessoas de todas as idades podem ser dorminhocos leves e experimentar sintomas como sonolência, irritabilidade e outros sinais de privação de sono.

Uma vez que o sono leve pode levar à privação do sono e contribuir para efeitos adversos à saúde, como depressão e doenças cardíacas, é crucial compreender o que você pode fazer para melhorar a qualidade do sono. Mudanças específicas no estilo de vida, como aquelas listadas abaixo, podem ajudá-lo a aprimorar a qualidade e a quantidade do seu sono.

Durma o Suficiente

O objetivo é obter sete a oito horas de descanso ininterrupto por noite, se você for adulto, enquanto adolescentes e crianças precisam de mais tempo. Organize seu tempo para garantir pelo menos essa quantidade (mas não mais que 9 horas) de sono por noite.

Mantenha a Consistência

Certifique-se de ir para a cama e levantar-se no mesmo horário todos os dias, seja durante a semana ou nos fins de semana. Muitas pessoas definem lembretes de hora de dormir e alarmes de despertar em seus smartphones para ajudá-las a manter a consistência. Tente evitar cochilos, especialmente no final da tarde ou no início da noite.

Relaxe Antes de Dormir

Desenvolva um ritual relaxante antes de dormir. Seja tomando um banho, ouvindo música, meditando ou fazendo exercícios de respiração, relaxar corpo e mente tornará mais fácil adormecer. E se levar mais de 20 minutos para adormecer, não fique revirando na cama; levante-se e dê uma volta antes de tentar novamente, evitando eletrônicos.

Crie um Espaço Confortável

Certifique-se de que seu quarto seja um bom espaço para descanso: silencioso, fresco e confortável. Garanta que sua cama seja usada apenas para dormir ou ter relações sexuais; não faça trabalho lá.

Torre Seu Quarto Livre de Telas

Assistir TV ou usar smartphones, laptops ou outros dispositivos na cama pode dificultar o sono. Torne seu quarto uma zona livre de telas. Além disso, evite luz forte ou exposição à tela por pelo menos 30 minutos antes de dormir.

Faça Exercícios

Pesquisadores consistentemente encontraram vínculos entre atividade física e qualidade do sono. É uma relação bidirecional, o que significa que aqueles que se exercitam mais dormem melhor, enquanto aqueles que são menos ativos geralmente dormem menos. Uma excelente maneira de promover um sono mais profundo é fazer exercícios regulares. Certifique-se de dar a si mesmo três horas de intervalo entre o exercício e a hora de dormir.

Cuide do que Você

Come A dieta também pode influenciar seus padrões de sono. Para um sono melhor, evite refeições grandes e pesadas à noite e evite a cafeína encontrada no chocolate, café ou chá, bem como o álcool, que pode perturbar o sono. Se precisar de um lanche à noite, escolha algo leve e saudável.

Insônia e Sono Leve

Embora os dois possam estar interligados, insônia e sono leve não são a mesma coisa. A insônia, um distúrbio clínico que afeta de 33% a 50% dos adultos, é a incapacidade de adormecer e permanecer dormindo, levando a um sono de qualidade consistentemente ruim.

Os pesquisadores ligaram isso a interrupções no ritmo circadiano, o ciclo de sono-vigília do corpo mediado quimicamente.

Além disso, problemas crônicos de sono podem levar a uma série de problemas de saúde, como:

Câncer colorretal

Depressão

Doenças cardíacas (doenças das artérias ou veias)

Pressão alta (hipertensão)

Hiperlipidemia (níveis elevados de lipídios como colesterol)

Obesidade, excesso de peso

Diabetes tipo 2

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui