InícioSaúdeComo driblar a Ômicron BA.5, altamente contagiosa

Como driblar a Ômicron BA.5, altamente contagiosa

spot_img

A subvariante Ômicron BA.5 é dominante da Covid-19 nos Estados Unidos, em vários países da América e vem ganhando a guerra no Brasil, apesar das autoridades de saúde não divulgarem nenhuma notícia sobre o assunto, muitos médicos estão diagnosticando a doença como sendo uma simples laringite, mas os sintomas nos postos de saúde são dor de cabeça, dor de garganta, voz rouca, tosse, fadiga, congestão nasal, nariz pingando e dores musculares.

Dada a rapidez de sobrevivências das subvariantes, a população tem muitas dúvidas como diagnosticar a doença.

O fato da BA.5 estar se propaganda tanto no calor como no frio, muitas pessoas se perguntam como se proteger da cepa.

A resposta curta, dizem os especialistas em doenças infecciosas, é sim, mas é um pouco mais complicado do que isso. Aqui está o que você precisa saber para se proteger e proteger seus entes queridos de ficarem doentes.

Então, você pode se infectar com BA.5 ao ar livre?
Sim, você se infectar com BA.5 ao ar livre, mas também pode contrair outras variantes do Covid, diz Thomas Russo, MD, professor e chefe de doenças infecciosas da Universidade de Buffalo, em Nova York.

“Ao ar livre nunca foi uma zona 100% segura”, diz ele. “É muito menos provável que você seja infectado ao ar livre do que dentro de casa – isso é inequívoco. No entanto, se você estiver em um ambiente próximo com um indivíduo por um longo período de tempo, ainda corre o risco de ser infectado.

” No final do dia, sua probabilidade de pegar o Ômicron se resume à proximidade de uma pessoa infectada e ao fluxo de ar e ventilação do espaço em que você está. espaços internos mal ventilados”, diz o Dr. Russo.

Fatores como não ter muito vento na área e a infecciosidade da matéria variante, diz Dr. Russo. “Com BA.5, achamos que é mais transmissível do que as subvariantes Ômicron anteriores.” Ou seja, é mais provável que você obtenha BA.5 ao ar livre do que uma variante diferente do Covid, como Delta ou até mesmo outras formas variantes.

Embora o BA.5 não tenha sido estudado de perto, “é a variante mais contagiosa que tivemos até agora”, diz William Schaffner, MD, especialista em doenças infecciosas e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Vanderbilt. “É lógico que, em certas circunstâncias, se você tiver um infectado no churrasco, ele pode contaminar todos”, diz ele.

Quais os espaço ao ar livre são os mais arriscadas?
As situações em que as pessoas ficam muito próximas umas das outras por longos períodos de tempo são as mais preocupantes, diz o Dr. Russo. Esses podem incluir:

Concertos ao ar livre

Filmes ao ar livre

Festivais

Churrasqueiras

Bares ao ar livre

Jogos de esporte

“Se você for a eventos ao ar livre em massa, onde você está lotado com muitas pessoas por um tempo prolongado, você está em risco”, diz Schaffner.

Qual é a subvariante BA.5, novamente?
BA.5 é uma subvariante da variante Ômicron altamente contagiosa da Covid-19. Está listado como uma variante de preocupação pelo CDC (juntamente com outras variantes da Ômicron). Ele tem várias mutações em sua proteína spike que permite que ele se espalhe mais facilmente entre as pessoas, explica o Dr. Russo.

“Parece ser mais infeccioso do que as variantes anteriores e capaz de evitar a imunidade induzida por vacina ou induzida por infecção anterior em maior grau do que as subvariantes anteriores da Ômicron”, diz o Dr. Russo. Não está claro neste momento se BA.5 causa doença mais grave do que outras subvariantes, observa ele.

E, enquanto alguns sugeriram que o BA.5 é tão contagioso quanto o sarampo (que é considerado o vírus mais infeccioso conhecido pelo homem, com nível 18 de transmissibilidade), os especialistas em doenças infecciosas ainda não têm certeza. “Não acho que seja possível fazer uma comparação altamente confiável com o contágio do sarampo – não há dados suficientes neste momento e não acredito que tenhamos a taxa de ataque de quase 100% observada com o sarampo ou seu grau de transmissão aérea”, diz Amesh A. Adalja, MD, acadêmico sênior do Johns Hopkins Center for Health Security.

Como se proteger de BA.5
Embora a transmissão externa do COVID-19 em ambientes de baixo risco seja “geralmente incomum”, o Dr. Adalja diz que é difícil evitar o vírus neste momento.

“Pessoas de alto risco também devem pensar em usar máscaras em áreas altamente congregadas, testar seus contatos próximos antes de interagir com eles, receber Evusheld e ter um plano para Paxlovid e/ou anticorpos monoclonais se forem positivos”. (Evusheld, caso você não esteja familiarizado com ele, é uma combinação de dois anticorpos monoclonais humanos – tixagevimab e cilgavimab – que são usados ​​para prevenir o Covid-19.)

Se você tiver alto risco de complicações da Covid-19 ou simplesmente não quiser ser infectado, o Dr. Russo recomenda ser cauteloso com as multidões. “Em ambientes internos, você deseja evitar cenários em que as pessoas não estejam usando máscaras”, diz ele. “E, em ambientes externos, onde você estará próximo das pessoas por um longo período de tempo, convém usar uma máscara de alta qualidade.”

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui