O iPhone tornou-se um dos eletrônicos de consumo populares mais seguros do mercado, graças à firme postura da Apple em relação à privacidade e segurança do usuário ao longo dos anos. Além disso, a Apple tem feito progressos, cuja ilustração mais recente é o suporte para backups criptografados do iCloud em toda a sua extensão. No entanto, os anunciantes ainda podem monitorar a atividade do seu iPhone – foi até descoberto que a Apple faz isso. Você deve impedir que anúncios personalizados apareçam no seu iPhone se você se preocupa com sua privacidade. A boa notícia é que não é nada difícil.
O recurso App Tracking Transparency (ATT) que a Apple introduziu no ano passado não deve ser confundido com o recurso que impede os anunciantes de segmentar você com anúncios personalizados em seu iPhone. A ATT exige que os aplicativos perguntem se você deseja que eles o rastreiem em sites e aplicativos. Sempre que vir o prompt, você também deve recusá-lo.
Os anúncios que aparecem nos aplicativos do iPhone são objeto de configurações personalizadas. Os anunciantes continuarão a colocar anúncios em aplicativos, mesmo que você os impeça de exibir anúncios segmentados. No entanto, como os anunciantes devem parar de coletar identificadores que possam auxiliá-los na criação de perfis de usuários, os anúncios serão menos relevantes.
Como resultado, quando se trata de anúncios da Apple, você deve melhorar sua privacidade. É possível que outras empresas continuem a usar os dados do iPhone para coletar informações sobre você para segmentação de anúncios.
Tudo acontece no aplicativo de configurações do iPhone. No iPad, o procedimento é idêntico.
A opção Publicidade da Apple pode ser encontrada tocando no menu Privacidade e segurança. Você deve desativar a opção Anúncios personalizados.
Isso é tudo que você precisa fazer para interromper anúncios personalizados no iPhone.
A Apple avisa que a quantidade de propagandas não vai mudar, conforme a imagem acima:
A capacidade da Apple de fornecer anúncios relevantes a você será limitada se você desativar os anúncios personalizados, mas o número de anúncios recebidos não será reduzido.
Isso faz sentido porque os desenvolvedores de aplicativos que usam publicidade para monetizar seus produtos ainda precisam pagar suas contas. No entanto, não deve comprometer a privacidade dos usuários do iPhone.
Você pode aumentar sua privacidade tomando medidas adicionais, além de remover anúncios personalizados do iPhone.
Procure o relatório de privacidade do aplicativo enquanto ainda estiver no menu Privacidade e segurança para ver quais aplicativos têm acesso a quais sensores do telefone. Você pode tomar medidas imediatas se observar um comportamento incomum de aplicativos que não devem acessar Contatos, Localização, Microfone ou Câmera.
Em segundo lugar, verifique o menu Rastreamento para garantir que os aplicativos em seu iPhone não estejam rastreando suas atividades. Você ainda pode fazer isso se tiver aplicativos favoritos que deseja permitir que o rastreiem. No entanto, quaisquer dados do usuário coletados pelos aplicativos do iPhone ainda podem resultar em anúncios mais individualizados em outros lugares.
Usar uma administração VPN para ajudar a anonimizar a navegação na web do seu iPhone é um ponto interessante. O recurso Private Relay da Apple oferece uma alternativa.
Por último, mas não menos importante, usar o Safari em vez do Chrome para navegação na web restringe a capacidade do Google de coletar informações sobre a atividade do seu iPhone na Internet. Isso pode melhorar ainda mais sua privacidade e ajudar você a ver menos anúncios personalizados na Internet.