16.8 C
Paraná
quarta-feira, maio 15, 2024
InícioCulináriaComo preparar barras de proteína

Como preparar barras de proteína

spot_img

As barras de proteína estão por toda parte nos dias de hoje, ocupando as prateleiras dos supermercados e prometendo um impulso de energia conveniente. Mas e se você pudesse se livrar da etiqueta de preço às vezes alta e dos ingredientes questionáveis? Aqui está um segredo: fazer barras de proteína caseiras não poderia ser mais fácil, mais acessível e muito mais saudável! Temos duas receitas que exigem preparo mínimo e usam ingredientes saudáveis para realmente satisfazer e saciar você. Além disso, especialistas compartilham a importância da proteína, os melhores ingredientes para infinitas possibilidades de personalização e dicas de armazenamento para manter suas barras frescas e prontas para o consumo. Então, prepare-se para energizar o seu dia de uma maneira deliciosa — aqui está como fazer barras de proteína caseiras.

Você pode já saber disso, mas a proteína não é apenas para fisiculturistas. Este micronutriente essencial desempenha um papel de destaque em quase todas as funções corporais. Gostamos de pensar nele como um MVP para sua saúde. “A proteína é essencial para a sobrevivência, e os humanos não podem viver muito tempo sem consumi-la”, diz Avery Zenker, RD, MAN, da EverFlex Fitness. “Em primeiro lugar, é o bloco de construção dos tecidos do seu corpo, como músculos, pele e cabelo. A proteína também compõe hormônios, enzimas, moléculas de transporte e outros compostos necessários para uma boa saúde e funcionamento adequado.”

Quando não consumimos proteína suficiente, podemos sentir fadiga e fraqueza muscular. Zenker acrescenta que “consumir proteína adequada ajuda a construir, manter e prevenir a perda de massa muscular.” Além disso, “na dieta, a proteína é o macronutriente mais saciante. Ela nos ajuda a nos sentir saciados e satisfeitos por mais tempo após as refeições.”

Em nosso mundo acelerado, a conveniência muitas vezes vence. Esta é uma das principais razões pelas quais os produtos de proteína se tornaram tão populares nas lojas — de pós a iogurtes a misturas para panquecas. Essas marcas oferecem uma maneira aparentemente fácil e rápida de adicionar proteína à sua dieta. No entanto, alimentos ricos em proteínas disponíveis comercialmente, especialmente as barras, podem estar carregados de açúcares ocultos, gorduras não saudáveis e ingredientes artificiais.

“Fazer suas próprias barras de proteína permite que você tenha controle sobre os ingredientes”, diz Jaden Asuncion, instrutor de saúde e bem-estar na Frontline Innovation Studios. Isso significa criar lanches saudáveis e deliciosos que se adequam perfeitamente às suas preferências de sabor e necessidades alimentares. Você também pode dizer adeus aos ingredientes misteriosos e aditivos artificiais!

“Muitas barras de proteína fabricadas contêm alérgenos, o que as torna inseguras para aqueles que são sensíveis. Além disso, as barras podem conter altas quantidades de açúcar, álcoois de açúcar e corantes alimentares que alguns podem querer evitar”, acrescenta Asuncion. Finalmente, fazer suas próprias barras pode ser significativamente mais barato do que comprar as marcas prontas na loja.

Fazendo as melhores barras de proteína caseiras

A beleza das barras de proteína caseiras está em sua versatilidade! Pense nelas como um buffet à vontade. Montamos um guia fácil, recomendado por especialistas, para construir suas barras com todos os elementos essenciais.

Fonte de proteína

Primeiro, você vai precisar de uma fonte de proteína. Estas podem incluir proteína em pó à base de soro de leite ou vegetal, nozes e manteigas de nozes, iogurte e sementes. Embora um pouco caros, os pós de proteína são uma opção popular e prontamente disponível. Você pode escolher entre diferentes sabores como baunilha ou chocolate. Mas Asuncion ressalta que “as barras de proteína caseiras podem ser feitas com ou sem pó de proteína.” Como alternativas, ela explica que “nozes e sementes são uma ótima fonte de proteína que pode substituir o pó.”

Além disso, amêndoas, amendoins, castanhas de caju e suas respectivas manteigas são excelentes fontes de proteína e gorduras saudáveis. Por fim, o iogurte grego congelado oferece uma tonelada de proteína e também funciona como seu próprio agente aglutinante.

Agentes aglutinantes

Você pode usar itens comuns da despensa, como aveia em flocos ou farinha, para ajudar a aglutinar suas barras de proteína. Além disso, as manteigas de nozes são ótimos aglutinantes devido à sua cremosidade. Você também pode usar tâmaras picadas, que fornecem doçura e uma textura pegajosa, ou adoçantes naturais como mel ou xarope de bordo.

Adoçantes

“As barras podem ser adoçadas com açúcar, mas muitas receitas optarão por mel, xarope de bordo ou tâmaras Medjool como adoçantes,” diz Asuncion. Ou, você pode incluir frutas frescas ou frutas secas como uvas passas ou cranberries. Mas se você deseja um sabor mais indulgente, adoramos adicionar um pouco de chocolate ou estévia.

Assar vs. não assar

“As receitas sem assar geralmente são mais rápidas, mas as receitas assadas geralmente proporcionam uma crocância saborosa às barras,” diz Asuncion. As barras sem assar podem ser melhores para iniciantes, muitas vezes exigindo apenas mistura e resfriamento.
“Também considere quanto tempo você gostaria de armazenar suas barras, bem como onde elas serão armazenadas,” acrescenta Zenker. “Uma barra de nozes/tâmaras/pó de proteína durará fora da geladeira, mas uma contendo bananas cozidas, por exemplo, pode não durar tanto fora da geladeira.”

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui