23.8 C
Paraná
terça-feira, novembro 5, 2024
spot_img
InícioCulturaComo ursos ajudaram humanos a sobreviver invernos rigorosos 300.000...

Como ursos ajudaram humanos a sobreviver invernos rigorosos 300.000 anos atrás

spot_img

O humilde poncho, que os turistas costumam usar na chuva, pode ser a primeira peça de roupa que os humanos já usaram.

De acordo com um estudo publicado em 23 de dezembro no Journal of Human Evolution, os humanos da Idade da Pedra provavelmente usavam ponchos feitos de pele de urso das cavernas para sobreviver aos invernos gelados na Europa.

Depois de examinar centenas de restos de esqueletos pré-históricos encontrados em Schöningen, na Alemanha, uma pequena cidade a 120 milhas a oeste de Berlim, os pesquisadores chegaram a esta conclusão.

De acordo com Ivo Verheijen, um dos coautores do estudo, “o que pudemos realmente mostrar com base nas marcas de corte nos ossos dos ursos das cavernas é que as pessoas esfolavam os ursos há 300.000 anos”. A explicação mais plausível para as pessoas esfolarem um urso é usar o pelo como proteção contra o frio.

Segundo Verheijen, o uso mais simples para a pele seria “fazer um corte nas costas e usá-lo como um poncho”.

As descobertas do estudo são significativas porque as roupas não duram bem por longos períodos de tempo, então há pouca evidência de roupas da Idade da Pedra.

Os ursos das cavernas, que foram extintos há cerca de 25.000 anos, tinham marcas de corte específicas em seus ossos, indicando que foram cuidadosamente esfolados. O esfolamento e o corte de patas de urso, entre outras partes do corpo, são sugeridos por uma série de arranhões nas falanges, área com pouco músculo ou valor nutricional.

A pele provavelmente foi obtida com ferramentas especializadas, como alisadores e raspadores. Raspadores foram usados para remover fragmentos de carne e tecido, e alisadores foram usados para esticar a pele para torná-la macia e flexível.

De acordo com Verheijen, as peles teriam “propriedades altamente isolantes”, possibilitando que os primeiros humanos mantivessem a temperatura corporal apesar da presença de neve e clima frio.

Segundo os pesquisadores, fazer essas peles de urso, que são recursos inquestionavelmente valiosos, pode ter ajudado os humanos a sobreviver ao clima severo do norte da Europa e abriu o caminho para seus ancestrais se estabelecerem no continente.

As peles de urso provavelmente eram usadas pelos nativos americanos e outros grupos pré-históricos em todo o mundo. Verheijen disse que Leonardo DiCaprio usa um “tipo semelhante de poncho de urso” no filme “O Regresso”, que se passa no deserto desconhecido do oeste americano.

spot_img
spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui