A Comissão Federal de Comércio (FTC) abriu uma investigação sobre a OpenAI, a startup por trás do bot de consciência feito pelo homem ChatGPT, sobre possível violação dos regulamentos de seguro do cliente.
A FTC solicitou à OpenAI que fornecesse registros e respondesse a dezenas de perguntas em uma carta de demanda de investigação civil de 20 páginas, algumas das quais relacionadas à tendência do bot de gerar informações imprecisas e ao vazamento de dados da empresa em março, a fim de auxiliá-la em determinar se a empresa havia colocado em perigo os dados e a reputação dos usuários.
O representante da FTC se recusou a comentar. O chefe da OpenAI, Sam Altman, divulgou um anúncio no Twitter dizendo que a organização “obviamente” trabalhará com a FTC e aceita que é “muito importante” que sua inovação seja protegida e apoie o cliente.
“Montamos o GPT-4 em cima de longos períodos de pesquisa de segurança e gastamos mais de 6 meses depois de concluir a preparação introdutória, tornando-o mais seguro e mais ajustado antes de entregá-lo”, disse Altman no Twitter. “Protegemos a proteção do cliente e planejamos nossas estruturas para conhecer o mundo, não pessoas particulares.”
Após o testemunho do CEO da OpenAI, Sam Altman, em maio, no qual ele pediu maior regulamentação governamental do setor, o escrutínio regulatório ocorre logo depois. O topo da FTC alertou recentemente que a organização não hesitaria em tomar medidas contra políticas estratégicas inseguras, incluindo inteligência baseada em computador.
O exame ocorre em meio ao desenvolvimento de preocupações com a inovação da inteligência feita pelo homem e com a disseminação da desinformação e com a eliminação do potencial de empregos.
Um dos principais planejadores da inteligência artificial, alertou em maio que a inteligência simulada poderia em algum momento assumir o controle do mundo e levar a humanidade à erradicação. Altman foi uma das centenas de pessoas influentes que assinaram um aviso em maio de que a tecnologia de IA poderia representar a mesma ameaça à sobrevivência humana que uma guerra nuclear.
Os administradores europeus aprovaram em junho o conjunto original de padrões extensivos do mundo para a consciência feita pelo homem, com endosso definitivo antecipado antes do final do ano atual. Os republicanos culparam a FTC de se tornar excessivamente zelosa e politizada sob o presidente Joe Biden.