14.6 C
Paraná
sexta-feira, julho 12, 2024
spot_img
InícioEsporteComplexo do Tarumã ganha Centro Nacional de Treinamento do...

Complexo do Tarumã ganha Centro Nacional de Treinamento do Skate

spot_img

O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou a pista de skate do Centro Nacional de Treinamento da modalidade (CNTSK8), construída no Complexo Tarumã, em Curitiba. A cerimônia ocorreu durante o Campeonato Brasileiro de Skateboarding Park de 2023 na Capital, reunindo atletas de todo o País.

Com um investimento total de R$ 3,5 milhões, a construção, iniciada em dezembro de 2022, contempla duas pistas oficiais das disciplinas Park e Street do skate, esporte que estreou no programa olímpico em Tóquio 2020 e já rendeu três medalhas para o Brasil logo na primeira aparição. 

O complexo esportivo conta com uma estrutura completa de 1.500 metros quadrados. O espaço servirá nos próximos anos como local de preparação da Seleção Brasileira de Skate para disputas internacionais, tanto adulta, quanto juvenil, inclusive de olho em Paris 2024.

A construção é fruto de um termo de cooperação entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, a Federação de Skate do Paraná e a Confederação Brasileira de Skate (CBSK). 

Ratinho Junior destacou que o complexo é uma referência mundial no esporte, com equipamentos de ponta, aproveitando o potencial e o histórico do Estado como celeiro formador de skatistas.

“É o complexo de pistas mais moderno do Brasil para a modalidade. Nossos jovens e nossas crianças vão se orgulhar, além dos profissionais que utilizarão o espaço para preparação. A partir de agora o Complexo Tarumã vai ser aberto todos os dias para incentivar a descoberta de novos talentos em artes marciais, basquete, futebol e agora skate”, declarou.

Henrique Migliano, produtor de eventos da CBSK e jurado de eventos internacionais da competição, agradeceu o apoio do Governo do Estado na concepção do espaço. “Com esse convênio costuramos e formatamos um grande Centro de Treinamento, com supervisão da CBSK nas obras. Vamos dar todo o suporte técnico para treinamento de alta performance e aprendizado de crianças de Curitiba e região, com horários disponíveis para usarem a pista livremente”, afirmou.

O secretário de Estado do Esporte, Helio Wirbiski, lembrou que neste sábado também foi concluída e entregue um nova área para a prática de artes marciais. “Esse espaço abriga oito modalidades de artes marciais, todas disponíveis para a população. Além disso, continuamos com o projeto de vôlei atendendo mais de 600 crianças e temos também as ginásticas rítmica e artística, nas quais temos grandes talentos, e o paradesporto. Agora temos um Complexo moderno e que atende todas as crianças do Paraná”, afirmou.

A qualidade da pista já foi evidenciada por Gui Khury, de 14 anos, uma das promessas da modalidade e natural de Curitiba. Ele foi o primeiro skatista da história a executar com sucesso a manobra 900º, que consiste em duas voltas e meia no próprio eixo, numa pista de skate park logo nas classificatórias da competição.

“O concreto é o melhor, dá para pular mais alto. E estou em casa também, isso faz uma boa diferença”, afirmou.

spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui