Seguem abertas as inscrições para a quinta edição do maior evento de autoconhecimento da América Latina, que terá palestrantes como o ex-ministro da Educação do Butão, Thakur S. Powdyel; o escritor Clóvis de Barros; a médica Ana Claudia Arantes; a mestre espiritual Monja Coen; e a filósofa Lúcia Helena Galvão, além de outros nomes consagrados
O principal evento de bem-estar, qualidade de vida e autoconhecimento da América Latina terá um retorno muito especial em 2022. Após um período em que o mundo enfrentou severas restrições e grandes desafios por conta da pandemia, o Congresso Internacional de Felicidade terá sua quinta edição em formato presencial, reunindo em Curitiba palestrantes que abordarão o tema da felicidade sob quatro aspectos: científico, espiritual, artístico e filosófico.
O evento acontece nos dias 5 e 6 de novembro no Centro de Exposições Positivo, no Parque Barigui, e as inscrições estão abertas no site do evento (congressodefelicidade.com.br).
Um dos palestrantes estrangeiros confirmados é Thakur S. Powdyel, ex-ministro da Educação do Butão, país considerado como “o mais feliz do mundo”. Ele falará sobre o índice FIB (Felicidade Interna Bruta) e a visão do desenvolvimento sustentável do país.
O índice FIB é um conjunto de indicadores criado no Butão em 1972 como uma alternativa ao conhecido Produto Interno Bruto (PIB), para medir qual era a felicidade o bem-estar da população local. A proposta era que a economia não fosse constituída apenas por produtividade e consumo: o objetivo era também levar à população valores espirituais do budismo, psicológicos e culturais.
Já entre os nomes nacionais de destaque estão Monja Coen, o escritor Clóvis de Barros, a médica Ana Claudia Arantes, a filósofa Lucia Helena Galvão, a psicóloga Carla Furtado e o doutor em Filosofia Jorge Trevisol – além do próprio idealizador do Congresso, Gustavo Arns
“A pandemia representou um grande desafio imposto a toda a humanidade, e debater a felicidade e o bem-estar nunca foi tão importante. O maior evento de felicidade e autoconhecimento da América Latina certamente ajudará os participantes a enxergar novos caminhos para suas vidas”, diz Arns.
Ancestralidade e povos originários em pauta – Esta quinta edição do Congresso terá também painéis com vários especialistas debatendo um tema único. Um deles será “Felicidade e ancestralidade – A visão dos povos originários”, que reunirá importantes lideranças indígenas e estudiosos do tema.
O outro painel explorará o tema “Saúde Integrativa”, com a participação de médicos do Hospital Albert Einstein especializados em bem-estar, manejo do estresse e saúde populacional.
PATROCINADORES – O Congresso conta com o patrocínio de CNH, Palsgaard, Alfa Transportes, Metalus, Colégio Positivo, Lunelli, Metalus, Helisul, New Holland, Instituto Internacional em Segurança Psicológica. Transportadora aérea oficial: Latam. Promoção: RPC.
__
S E R V I Ç O
V Congresso Internacional de Felicidade
• 5 e 6 de novembro de 2022
• Centro de Eventos Positivo – Parque Barigui, Curitiba
• Informações e inscrições pelo site www.congressodefelicidade.com.br
__
CONFIRA A GRADE COMPLETA
Veja quem são os palestrantes já confirmados no V Congresso Internacional de Felicidade:
MONJA COEN: Missionária oficial da tradição Soto Shu do Zen-Budismo e primaz fundadora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil, em São Paulo, em 2001. Foi ordenada monja em 1983 e viveu 12 anos no Japão, tendo retornado ao Brasil em 1995. Tem mais de 20 livros publicados e 1 milhão de exemplares vendidos. Palestra: “Felicidade nas pequenas coisas”.
THAKUR S. POWDYEL: Primeiro Ministro da Educação eleito democraticamente no país, Thakur levou o Butão rumo ao cumprimento dos ODMs (Objetivos de Desenvolvimentos do Milênio estabelecidos pela ONU). Seus maiores interesses incluem integridade institucional, dignidade nacional, educação moral e Felicidade Interna Bruta. Palestra: “FIB (felicidade interna bruta): A visão do desenvolvimento sustentável do Butão.”
ANA CLAUDIA ARANTES: Médica pela USP, especialista em cuidados paliativos e pós-graduada em psicologia (Oxford), é autora dos livros “A Morte é um dia que vale a pena viver”, “Histórias lindas de morrer” e “Pra vida toda valer a pena viver”. Palestra: “Tempo – você sabe perder?“
CLÓVIS DE BARROS: Jornalista, doutor e livre-docente pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Palestrante há mais de dez anos no mundo corporativo, consultor e autor de importantes livros, como “Em Busca de Nós Mesmos “, “Felicidade ou Morte”, “Shinsetsu – O poder da gentileza”, “Tesão de Viver” e “A Felicidade é Inútil”. Palestra: “A gramática do amor”.
LUCIA HELENA GALVÃO – É professora de filosofia da organização Nova Acrópole do Brasil, onde atua há 33 anos ministrando aulas e palestras sobre temas diversos ligados à Filosofia à maneira Clássica. Autora de seis livros. Suas palestras têm mais de 77 milhões de visualizações na web. Palestra: “Filosofia e felicidade.”
SRI PREM BABA – Mestre espiritual, desenvolveu uma metodologia de autotransformação que une saberes do Yoga, da Psicologia, do Pathwork, das Religiões Ayahuasqueiras brasileiras, do Gnosticismo e da Vedanta. É discípulo do mestre Sri Sachcha Baba Maharajji, da linhagem indiana Sachcha. É autor dos livros “Transformando o sofrimento em alegria”, “Amar e ser livre, e “Propósito, Plenitude”. Palestra: “Propósito e plenitude”.
GUSTAVO ARNS: Idealizador do Congresso Internacional de Felicidade. Presidente da Escola Brasileira de Ciências Holísticas, co-fundador do Centro de Estudos da Felicidade com sedes no Brasil, Argentina e Canadá e coordenador do GBA Felicidade – transformando pessoas e organizações pelo ISAE/FGV. Palestra de abertura.
FERNANDO BELATTO: Sensei, faixa-preta de jiu-jitsu e criador do O-DGI (O Despertar do Guerreiro Interior). Há mais de uma década vem se aprofundando em seus estudos sobre o corpo e o autoconhecimento, além de mergulhar em formações e viagens em busca de meditação e compreensão sobre a vida e o nosso bem-estar. Palestra: “Da guerra para a Paz – A inteligência emocional durante os conflitos da vida.”
ALLAN DIAS CASTRO: Poeta, escritor e compositor, impacta milhões de pessoas diariamente com seus textos, músicas, palestras e livros publicados. Seu projeto de poesia falada na internet ultrapassou a marca de 100 milhões de visualizações nas redes sociais. Palestra: “Fôlego”.
JORGE TREVISOL: Filósofo, teólogo e psicólogo. Tem mestrados em psicologia e em espiritualidade; é doutor em Ciências da Educação. É psicoterapeuta, palestrante, escritor, cantor e compositor. Palestra: “Trilhas para um novo tempo.”
CARLA FURTADO: Mestre em psicologia, autora do livro “Feliciência: Trabalho e Felicidade da Era da Complexidade”. Especialista em neurociência e comportamento, planejamento e gestão estratégica e marketing e customer care, já participou de diversos encontros científicos mundiais sobre felicidade. Palestra: “Florescer em tempos complexos.”
RUTH MANUS: Colunista do Estadão, advogada, doutora em direito internacional e autora de oito livros no Brasil e Portugal, entre eles: “Mulheres não são chatas, mulheres estão exaustas” e “Guia prático antimachismo”. Palestra: “É possível ser feliz exausto?”.
MARCELO CARDOSO: Integrador de Transformações Organizacionais, Fundador da Chie, Presidente do Instituto Integral Brasil, Cocriador da MetaIntegral Brasil. Palestra: “Equilibrando o masculino e feminino”.
DEL MAR GONZALEZ FRANCO: Psicóloga pela Universidade Guarulhos e diretora do Instituto Evoluir, que tem como conceitos o acolhimento incondicional da Abordagem Humanista e a ampliação da consciência da Abordagem Integral. Trabalha na condução de terapia de Grupos desde 1991. Engajada em trabalhos voluntários para comunidades na região de São Paulo. Palestra: “Equilibrando o masculino e feminino”.
HENRIQUE REGO: Médico especialista em Saúde Integrativa e Bem Estar pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, onde é professor Painel: “Saúde integrativa”.
REGINA CHAMON: Médica Certificada em Manejo do Estresse e Treino da Resiliência pela Harvard Medical School e Colunista da Revista Boa Forma. Painel: “Saúde integrativa”.
DENISE TIEMI NOGUCHI MAKI: Médica da Saúde Populacional do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), responsável pela Medicina e Saúde Integrativa. Painel: “Saúde integrativa”.
SITAH: Artista visual, fotógrafa, jornalista especializada em antropologia, utiliza a fotografia como ponto de partida para amplificar a voz dos rios, das montanhas, da floresta e dos povos originários, com o propósito de sensibilizar para um urgente resgate de reconexão com a natureza. Painel: “Felicidade e ancestralidade – A visão dos povos originários”
SAMELA SATERÉ MAWÉ: Indígena do povo Sateré Mawé, comunicadora na Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade. Painel: “Felicidade e ancestralidade – A visão dos povos originários”.
ELZA FERNANDES: Elza Fernandes, nome indígena Jaxuka, é da etnia Mbya Guarani. Mulher, mãe, líder espiritual e faço parte do Coletivo de Mulheres Indígenas Xondarias Jera Rete no Paraná. Vive na Tekoa Kuaray Haxa, em Guaraqueçaba, no Litoral do Paraná. Painel: “Felicidade e ancestralidade – A visão dos povos originários”.
DONA FRANCISQIUNHA ARARA: Indígena da etnia Shawãdawa, parteira e curandeira com grande conhecimento da medicina das plantas da Amazônia. Painel: “Felicidade e ancestralidade – A visão dos povos originários.”
RUTH MANUZ – Ruth Manus é doutora em Direito Internacional pela Universidade de Lisboa, onde também cursou pós graduação em Direito da União Europeia. Autora de oito livros no Brasil e Portugal, entre eles: “Mulheres não são chatas, mulheres estão exaustas” e “Guia prático antimachismo”. Foi palestrante do TedX duas vezes. Tem uma coluna no jornal português “Observador” aos sábados.
EDUARDO NIKZ: curitibano, tem sua formação profissional em Administração de Empresas com ênfase em Marketing e Estratégias. Atualmente ocupa o cargo de Diretor Presidente da multinacional sueca-nipônica Komatsu Forest Brasil. Desde a infância estuda a espiritualidade, e hoje palestra na Escola Espiritualista Luz Encaminha. Atua na área dos negócios sociais, por meio, especialmente, do projeto Escola dos Anjos. Idealizado em 2014, a iniciativa promove a conscientização de temas relacionados a meio ambiente, alimentação saudável e espiritualidade para crianças e jovens carentes.