O mais novo X-Plane da NASA, o X-59, está a caminho de atingir ou exceder a velocidade do som em testes no início de 2023, disse a agência espacial. Esta aeronave foi projetada exatamente como o teste supersônico X-1 que seu piloto fez, mas mais silencioso.
Destinado a produzir um “bang” mais suave e menos perceptível em vez de um estrondo sônico estrondoso que perturbaria as pessoas no chão. Se for bem-sucedida, sua tecnologia poderá ser rápida e segura o suficiente para o transporte comercial de passageiros no futuro.
Seu QueSST (Quiet Supersonic Transport) X-59 projetado pela Lockheed Martin sobrevoa o deserto de Mojave, na Califórnia. Moradores de alguns dos bairros onde voa podem postar comentários de votação sobre os ruídos que percebem. Com base em seus comentários, novos regulamentos podem remover a proibição de voos supersônicos sobre terra. Informações do portal popular mechanics.
“E se isso acontecer, pode ser outro marco histórico nas viagens aéreas, permitindo que os passageiros embarquem em jatos supersônicos no café da manhã em Los Angeles e reservem o almoço em Nova York, aviação. Comunicado de imprensa da NASA datado de 14 de outubro.
Em 14 de outubro de 1947, os pilotos da equipe X-1 da NACA, engenheiros e pilotos da Bell alcançaram velocidades superiores a Mach 1, superando a velocidade do som pela primeira vez. Teste seu piloto Chuck Yeager, agora um símbolo de ser o primeiro a quebrar a barreira do som.
“O primeiro vôo supersônico foi um feito tremendo. Você pode ver o quão longe nós chegamos desde então. O que estamos fazendo agora é o culminar de grande parte do trabalho deles.” ‘, disse Catherine Bahm, engenheira aeronáutica do Armstrong Flight Research Center da NASA, na Califórnia, em um comunicado à imprensa.
O vôo supersônico sobre terra foi proibido em 1973 por causa do som crepitante de aeronaves passando por barreiras sonoras.
Todos os voos supersônicos de passageiros terminaram com o último voo do superjato Concorde em 2003. Na década de 1960, o Concorde se tornou a primeira aeronave a transportar passageiros em voos comerciais. Do Aeroporto Internacional JFK para Londres ele cruzou o Atlântico até o Aeroporto de Heathrow. Enfrentando vários desafios práticos, incluindo custo, o Concorde tinha apenas 14 de seus aviões encomendados até agora.
Mas a pesquisa do X-Plane não parou, tanto no campo militar quanto no científico. Engenheiros, especialmente com seus programas de demonstração NASA Shaped Sonic Boom de 2003 e 2004, têm uma melhor compreensão de como moldar aeronaves para mitigar a intensidade dos estrondos sônicos. Na época, a fuselagem do jato Northrop F-5E alterou o padrão da onda de choque que produziu, resultando em um estrondo sônico discreto.
Se for bem-sucedido, seu QueSST demonstrará que o X-59 pode restaurar o sonho do voo supersônico para todos.