O Porto de Paranaguá comemorou seus 89 anos com uma festa daquelas! A Corrida do Porto 2024 reuniu 1.757 pessoas neste domingo (09) pra colocar o concreto pra virar rapidinho.
O evento realizado pelos anfitriões Portos do Paraná e Governo do Estado recebeu 2 mil inscrições nessa edição comemorativa. E não é pra qualquer um – a Corrida do Porto é a única no mundão a ser realizada dentro de um cais portuário!
“As inscrições voaram em 40 dias! Abrimos o primeiro lote com 1.500 vagas e puff, foram todas. Aí lançamos mais 500 e de novo, esgotou numa piscar de olhos. A galera tá doida pra participar dessa farra!”, vibrou o diretor-presidente Luiz Fernando Garcia. “O Porto tá aqui não só pra infraestrutura, mas pra promover momentos de curtição, alegria e celebração em família.”
E não parou por aí! As inscrições renderam uma grana boa – 20 toneladas de alimentos serão doados para comunidades carentes do litoral e R$ 75 mil arrecadados vão ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
“Essa conexão do porto com a cidade e a comunidade portuária pra promover a Corrida é fantástica, inédita. E tem um simbolismo muito forte por trás disso tudo. Olha só esse mar de gente participando, é muito massa!”, comemorou o secretário Nacional de Portos, Alex Sandro Ávila.
Este ano, o trajeto aproveitou novas áreas do Porto e os aventureiros puderam escolher entre caminhada, corrida de 5km ou 10km. Pra garantir a segurança, as operações portuárias foram paralisadas por 6 horinhas. E teve até a galera da ONG Pernas Solidárias, que promove a inclusão de pessoas com deficiência em corridas de rua.
“Durante o ano rolam as operações pra girar a economia do estado. Mas nesse dia, a gente pode compartilhar a beleza dessa baía de Paranaguá com toda a magnitude da estrutura portuária”, disse o secretário de Infraestrutura do Paraná, Sandro Alex.
As patrocinadoras dessa farra foram Cattalini, Engine e Rumo, com apoio de Anhanguera, Bavaresco, Bula Verdde, Campo Largo, Hospital de Paranaguá, Lanac, Organização Global Vita Sports, Pinati, Redbull, Unimed Paranaguá, Vitao e Volkswagen Barigui.
E já era, galera! A Corrida do Porto virou lei municipal em Paranaguá e até ganhou prêmio internacional nos EUA em 2023 na categoria “Eventos Especiais” por promover essa ligação com a comunidade.
O porteiro Davi Altino comemorou a segunda vitória seguida nos 10km: “Graças a Deus e a quem me apoia! Valeu demais essa prorreira!”
A farmacêutica e influencer Thalya Hillebrant, vitoriosa nos 10km feminino, também aproveitou: “Clima bom, paisagem linda, as pessoas numa vibe incrível. E ainda bati meu recorde!”
A triatleta Kellen Miguel, campeã nos 5km, vibrou: “É uma emoção, demonstra que as mulheres são capazes de tudo. Foi uma sensação única correr aqui dentro do porto.”
O treinador Cristiano Ribeiro, vencedor nos 5km masculino, dedicou ao pai: “Hoje é aniversário dele, 75 anos. Corri por ele que sempre me incentivou nesses 26 anos de esportes.”
Até a veterana Dalva Salles, 69 anos, campeã da faixa 65+, se empolgou: “Foi muito bom, apreciando a paisagem. Teve uma hora que o trem apitou e arrepiou! Muito legal, vai ficar na memória pra sempre.”
E por falar em memória, quem participou com certeza vai lembrar dessa edição animada e cheia de Energy da Corrida do Porto por muito tempo!