14.6 C
Paraná
sexta-feira, julho 12, 2024
spot_img
InícioGeralCriatura de cabeça triangular encontrada em penhasco no Vietnã

Criatura de cabeça triangular encontrada em penhasco no Vietnã

spot_img

Uma criatura “esbelta” correu ao longo da superfície rochosa vários metros acima do solo entre os penhascos do norte do Vietnã. Cientistas que passavam por ali notaram o animal e descobriram uma nova espécie.

Os cientistas partiram para estudar criaturas nas florestas e precipícios de Lũng Cú. Eles estavam procurando por sapos, répteis e cobras ou diferentes criaturas da terra e da água e répteis.

De acordo com o estudo, um lagarto foi visto à espreita nas falésias vários metros acima do solo uma noite enquanto os pesquisadores exploravam um habitat rochoso. Eles pegaram sete répteis e, após a investigação, reconheceram que pegaram outro tipo de lagartixa.

Segundo os pesquisadores, a nova espécie recebeu o nome de Hemiphyllodactylus lungcuensis, ou lagartixa esbelta Lungcu. A cabeça “triangular” da lagartixa esbelta Lungcu tem cerca de 8,5 cm de comprimento.

De acordo com o estudo, a lagartixa é colorida como “areia marrom” e tem “estrias irregulares marrom-escuras”. As fotografias mostram a lagartixa fina Lungcu de um lugar mais alto.

Segundo o estudo, a lagartixa recebeu o nome da área onde foi encontrada. A região mais ao norte do Vietnã está localizada em Lng C, província de Ha Giang, cerca de 400 quilômetros ao norte de Hanói, ao longo da fronteira entre a China e o Vietnã.

A lagartixa esbelta Lungcu foi encontrada em uma região com falésias calcárias e árvores e arbustos ao seu redor. Os pesquisadores afirmaram que as falésias estavam “localizadas perto de áreas residenciais e sistemas rodoviários”.

A nova espécie foi reconhecida como particular em vista de sua forma corporal e DNA. De acordo com o estudo, a análise genética revelou que a nova espécie diferia de outras espécies conhecidas de lagartixas em até 20% a 4%.

“Mais pesquisas de campo devem revelar a variedade oculta de (lagartixas) no norte do Vietnã”, disseram analistas. As lagartixas são “componentes discretos dos microambientes que habitam” devido ao seu “tamanho relativamente pequeno, baixas densidades, distribuições localizadas e coloração enigmática”.

Vinh Quang Luu, Thuong Huyen Nguyen, Quyen Hanh Do, Cuong The Pham, Tuoi Thi Hoang, Truong Quang Nguyen, Minh Duc Le, Thomas Ziegler, Jesse L. Grismer e L. Lee Grismer eram todos membros da equipe de pesquisa.

spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui