Os suplementos podem ser uma ótima maneira de complementar a dieta, ajudar na digestão e no metabolismo, entre outras funções. Eles também podem ajudá-lo a obter todos os nutrientes de que você precisa. No entanto, ao tomar qualquer suplemento, recomenda-se sempre a cautela. Acontece que existem tantas opções, mas algumas delas podem ter efeitos colaterais ruins, especialmente se tomadas em quantias grandes. Isso inclui uma opção muito popular: a niacina.
A niacina, ou niacina B3 tem muito a oferecer, incluindo a redução do colesterol. No entanto, apesar de ser seguro, este suplemento também pode ser prejudicial se tomado em excesso. Conversamos com a nutricionista Lisa Richards, para aprender sobre alguns dos possíveis efeitos colaterais. Ela nos aconselhou a levar em consideração o rubor da pele, problemas digestivos, danos ao fígado e alto nível de açúcar no sangue. Abaixo, você encontrará tudo o que ela tem a dizer.
Riscos da Niacina
Richards aponta alguns dos principais perigos em tomar muita niacina abaixo.
Vermelhidão da pele
Richards adverte que “altas doses de niacina, acima da ingestão diária recomendada, podem causar rubor na pele, caracterizado por vermelhidão, coceira e sensações de formigamento”. Ela afirma que os suplementos de niacina com liberação imediata têm maior probabilidade de experimentar esse efeito do que aqueles com liberação prolongada.
Problemas relacionados ao estômago
Problemas relacionados ao estômago são mais um resultado típico de tomar muita niacina. Richards sugere levar em consideração desconforto estomacal, náusea, vômito e diarreia. Lembre-se de que outras coisas, como a comida que você come, podem afetar o funcionamento do seu sistema digestivo.
Danos hepáticos
A niacina pode causar danos ao fígado, que é um dos efeitos colaterais potenciais mais perigosos, embora seja incomum. “Doses extremamente altas de niacina, principalmente de suplementos, podem causar toxicidade hepática”, afirma Richards. Caramba! De acordo com ela, “o padrão de observação da capacidade do fígado é importante ao usar suplementos de niacina em alta proporção”.
Açúcar demais no sangue
Richards conclui afirmando que a niacina também pode afetar os níveis de açúcar no sangue. Ela explica que a niacina pode elevar os níveis de açúcar no sangue, principalmente em diabéticos. Ela acrescenta: “o monitoramento rigoroso dos níveis de glicose no sangue é necessário ao usar suplementos de niacina. ” Felizmente, você pode controlar seus níveis de açúcar no sangue desenvolvendo algumas rotinas.
Embora tomar niacina com cautela seja geralmente seguro, tomá-la em grandes quantidades pode ser arriscado e resultar nesses efeitos colaterais. Antes de tomar niacina ou qualquer outro suplemento, consulte seu médico e siga as instruções para garantir que você esteja tomando doses seguras.