A demência atinge milhões de vidas. A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência que afeta 5,2 milhões de americanos com mais de 65 anos (aproximadamente um em cada nove adultos), bem como centenas de milhares com menos de 65 anos que têm Alzheimer de início precoce. A informação é do portal Tallahassee Democrata.
Muitas vezes começa como um comprometimento cognitivo leve, que é marcado por mudanças sutis, mas mensuráveis, na memória e nas habilidades de pensamento.
Doenças cardiovasculares, fatores de risco e demência
Evidências crescentes suportam uma forte e provável associação causal entre doença cardiovascular (DCV) e seus fatores de risco, com incidência de declínio cognitivo e doença de Alzheimer. Indivíduos com DCV subclínica têm maior risco de demência
Os cientistas ainda estão explorando as causas da demência, mas acredita-se que as artérias não saudáveis desempenhem um papel tanto nas doenças cardíacas quanto nos problemas cognitivos, de acordo com o cardiologista da Johns Hopkins, Seth Martin, MD.
Um grande estudo de longo prazo “Fatores de risco para doenças cardíacas ligadas à demência” (NIH Matters, 15 de agosto de 2017) descobriu que: certos fatores de risco de doenças cardíacas na meia-idade – diabetes, pressão arterial elevada e tabagismo – estão associados a um risco aumentado de demência.
“Com o envelhecimento da população, a demência está se tornando um grande problema de saúde. Este estudo apóia a importância de controlar fatores de risco vasculares, como pressão alta no início da vida, em um esforço para prevenir a demência à medida que envelhecemos”, diz o diretor do Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame (NINDS), Dr. Walter J. Koroshetz. “O que é bom para o coração é bom para o cérebro.”
A análise fortalece e amplia as descobertas anteriores e pode ajudar a informar os esforços de prevenção da demência.
Estilo de vida e saúde do coração
A pesquisa mostrou que os mesmos fatores de risco associados a doenças cardíacas também podem aumentar o risco de doença de Alzheimer. Esses incluem:
Falta de exercício
Obesidade
Fumar ou exposição ao fumo passivo
Pressão alta
Colesterol alto
Diabetes tipo 2 mal controlado
Claramente, mais pesquisas são necessárias para obter evidências para entender a importância de fatores de risco específicos e seu papel na demência. Os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares são bem conhecidos. Seu(s) papel(es) específico(s) no desenvolvimento da demência e da doença de Alzheimer é uma área que continua a ser pesquisada.
Obrigado à John Hopkins Medicine e à Mayo Clinic.
Informações adicionais de recursos
Um breve resumo da John Hopkins Medicine sobre a relação entre demência e doença cardíaca está disponível para visualização em hopkinsmedicine.org.