24.2 C
Paraná
sábado, junho 22, 2024
InícioSaúdePaquistanês morre de 'ameba comedora de cérebro'

Paquistanês morre de ‘ameba comedora de cérebro’

spot_img

A grande maioria sabe que a água suja pode causar dor de estômago, mas, como mostrou um novo caso do Paquistão, também pode levar a uma doença parasitária do cérebro.

Um homem de 30 anos faleceu em Lahore esta semana após ser contaminado com Naegleria fowleri, uma ‘criatura unicelular comedora de mente’ que é encontrada em águas mornas, como lagos, córregos e aquíferos subterrâneos.

A naegleriase, também conhecida como meningoencefalite amebiana primária (PAM), é uma infecção rara do cérebro que frequentemente resulta em morte. É causada pelo organismo microscópico unicelular. Os efeitos colaterais são semelhantes à meningite e incluem enxaqueca, febre, mal-estar, vômitos e convulsões.

Depois de nadar em uma piscina, o paciente de 30 anos desenvolveu febre e dor de cabeça. Ele apresentou sintomas por quatro dias. O homem passou um dia na clínica em estado crítico antes de morrer de insuficiência coronária. A presença de Naegleria fowleri é objeto de investigações em andamento.

À luz do caso, as autoridades de saúde encorajaram as pessoas a usar água clorada. Equipes também foram enviadas pela Autoridade de Saúde do Distrito de Lahore para examinar piscinas e fontes de água potável na cidade.

Três casos diferentes de Naegleria fowleri foram contabilizados no Paquistão este ano – todos situados em Karachi. A nação tem a segunda maior prevalência de doenças no planeta.

Muitos casos de PAM foram contabilizados nos últimos cinquenta anos; “provavelmente como resultado de mudanças ambientais provocadas pelo aquecimento global.

De acordo com pesquisas, a Naegleria fowleri se espalha rapidamente em temperaturas mais altas, de modo que as infecções geralmente ocorrem durante os verões quentes.

É impossível espalhar a ameba de uma pessoa para outra ou através da ingestão de água contaminada. Ele sobe pelo nariz e entra no cérebro através do nervo olfativo, destruindo o tecido cerebral.

A Inglaterra foi recentemente atingida pela contaminação. Depois de nadar nos banhos romanos em 1978, uma jovem contraiu naegleriase e morreu. O local não foi utilizado para lavagem pública desde então.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui