O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) recebeu nesta quinta-feira (05) e já está analisando os projetos da obra emergencial de contenção dos taludes danificados da BR-277 no Litoral, serviços que têm o objetivo de evitar que novos escorregamentos ocorram e que permitirão a liberação do tráfego na rodovia com segurança e mais brevidade possível.
A obra emergencial de contenção deve ter início nesta segunda-feira (09), incluindo a chegada de um guindaste no km 41, ponto onde o tráfego permanecerá em apenas duas faixas. Informações do portal Agência Estadual de Notícias.
A previsão é que estes serviços emergenciais sejam concluídos até o dia 25 de fevereiro, permitindo a liberação total das faixas de tráfego da BR-277 nos locais sendo atendidos pelo DER/PR. Estes prazos podem ser modificados conforme as condições climáticas na serra.
A obra de contenção definitiva tem início na sequência, com as pistas já liberadas, devendo ser finalizada até o final de março.
EMERGENCIAL – O DER/PR assumiu a responsabilidade pelas obras de recuperação da BR-277 no km 39 e km 41 em dezembro, estando presente no local há cerca de três semanas. Desde então tem trabalhado para garantir a trafegabilidade do trecho, evitar novos danos, e também realizando as análises e estudos necessários para definir os serviços de recuperação nos locais atingidos.
Desde o início dos trabalhos garantiu a liberação de faixas extras de tráfego para diminuir o congestionamento na rodovia, com instalação de barreiras de concreto New Jersey e disponibilização de sinalização de emergência em todo o local em obras, garantindo a segurança dos usuários. Os serviços estão em andamento sem interrupções desde o último dia 19.
Cerca de 30 funcionários estão no trecho atualmente.
ACORDO – Em 16 de dezembro, o DER/PR firmou um termo de compromisso com DNIT para execução integral das obras no km 39 e km 41 da BR-277. O órgão federal, responsável pela rodovia, não possuía os recursos necessários e aceitou apoio oferecido pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior para executar as obras e resolver a situação. Para o início rápido dos trabalhos, foi realizada uma contratação emergencial.
Já o DNIT continua responsável pelas obras no km 42, que foi atingido por uma queda de rochas em outubro, cerca de um mês antes dos deslizamentos nos quilômetros 39 e 41. O órgão federal retirou o guindaste e liberou a pista antes em 22 de dezembro, com previsão de retorno dos serviços no início deste ano.