Ornamentos, colecionáveis, antiguidades ou objetos curiosos. Qualquer que sejam os nomes dados, são apenas coisas. E as chances são de que ninguém quer tudo isso.
Se você está se aposentando ou limpando a casa de um ente querido falecido, o ato assustador de vasculhar uma vida inteira de posses pode ser um tanto complicado.
Exceto talvez livros raros de primeira edição, discos de vinil vintage em perfeitas condições ou um Cabbage Patch Kid encaixotado e intocado, pode haver poucos compradores. Informações do portal Market Watch.
“Os tempos mudaram. As pessoas estão vivendo mais. Se você tem pais de 85 anos e está na casa dos 50 agora, não quer louças e conjuntos de jantar. Você já tem todas essas coisas. E a geração mais jovem é uma geração Ikea e Target. Eles não têm os mesmos apegos às coisas”, disse Jennifer Pickett, diretora executiva associada da Associação Nacional de Gerentes de Movimento Sênior e Especializado.
Também impulsionando as gerações mais jovens está uma sensibilidade minimalista que favorece experiências em vez de bugigangas, bem como tendências como a de Marie Kondo, pedindo para deixar de lado itens que não despertam mais alegria, disseram especialistas.
“Móveis grandes e pesados de carvalho que já foram populares no passado – as feiras de antiguidades estão cheias dessas coisas”, disse Pickett. “Móveis modernos, arte e joias de meados do século podem ser muito valiosos e devem ser avaliados. Alguns tipos de colecionáveis também podem valer dinheiro, mas depende.”
“A primeira coisa que eu recomendaria é fazer um avaliador fazer uma vistoria por coisas pela casa, garimpando qualquer coisa que seja interessante para que seja examinada mais profundamente”, disse Carol Achterhof, leiloeira e catalogadora da Thomaston Place Auction Galleries em Thomaston. “Deixe qualquer coisa com valor inerente de lado para um avaliador, como arte original, joias, prata, relógios e moedas.”
Muitas casas de leilões fazem um passeio informal de uma propriedade de graça, disse Achterhof, mas uma avaliação mais formal para fins fiscais ou de seguro custaria uma taxa fixa que varia de acordo com o mercado.
“Comece cedo. Muitas pessoas esperam até que haja uma situação de crise e você esteja tomando decisões sob circunstâncias estressantes. É melhor tomar decisões quando você tem tempo e nunca é cedo demais para começar”, disse Kaye Ginsberg, fundadora da Peace of Mind Transitions. “Comece em espaços pequenos. Não diga a si mesmo que vai fazer o porão inteiro de uma vez. Três a quatro horas no máximo – mais do que isso é cansativo e desgastante. Obtenha pequenas vitórias, como limpar algumas prateleiras, e é mais provável que você faça isso de novo.”
Prepare-se: que a mesa de jantar fina, ou a coleção Lladro ou Hummel que você passou anos colecionando, pode não valer muito na revenda ou pode ser indesejada por membros mais jovens da família, advertiu Ginsberg.
“Esteja preparado para ter seus sentimentos feridos. Pense em formas criativas de transmitir memórias. Tire fotos de coleções ou passe um prato de porcelana que você serviu no em alguma reunião familiar, em vez de um jogo de porcelana inteiro que ninguém quer. Passar pequenas coisas com uma nota pode significar muito mais”, disse Ginsberg.
Pode ser tentador adiar um projeto tão assustador, mas isso vem com custos – tanto emocionais quanto financeiros. “Ao limpar a casa dos pais, o objetivo final é mantê-la fora de uma unidade de armazenamento, porque isso está apenas movendo o problema”, disse Pickett.
Se você tem tempo e inclinação para vender itens, não faltam lugares para vender produtos, do Facebook Marketplace ao eBay, lojas de roupas de segunda mão e sites adequados. Outros itens podem ser destinados a uma venda de garagem, loja de consignação ou anúncio de jornal. Outro lote pode ir para instituições de caridade e, por último, transportadores de lixo.
Tudo isso, no entanto, leva tempo, esforço e a capacidade de filtrar potenciais golpistas para encontrar compradores reais. Em alguns casos, faz sentido lidar com isso sozinho, mas se você estiver lidando com uma grande propriedade ou lidando com isso a longa distância, pode fazer sentido trazer um amigo que possa ser imparcial e ajudar a acelerar as decisões, ou contratar um consultor ou um gerente de mudança, disseram especialistas.
Além de separar os pertences e enviá-los para as casas de leilões ou instituições de caridade apropriadas, o gerente da mudança também pode coordenar com corretores de imóveis e trabalhadores manuais para obter uma casa em forma para ser vendida. Independentemente de quem está liderando a limpeza, certifique-se de examinar cuidadosamente todas as posses e dar à pessoa um tempo para se ajustar.
“Se um movimento for mal administrado, pode enviar um adulto mais velho para uma espiral descendente. Você não pode reduzir 48 anos em 48 horas. Aproveite o tempo necessário para garantir que a situação seja tratada adequadamente. Há tantas perdas associadas ao envelhecimento. Algo aconteceu para fazer necessário reduzir ou aparar os pertences. Para muitas pessoas, nossas coisas nos definem. Quando reduzimos, estamos partindo com quem somos? A chave é se desfazer da posses enquanto mantém-se as memórias.” Conclui Pickett.