Três detentos faleceram na Penitenciária Central do Estado – Unidade de Segurança (PCE US), localizada em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), entre a madrugada e a manhã deste sábado. As mortes, de acordo com comunicado enviado pela Polícia Penal do Paraná, não estão relacionadas, mas serão objeto de investigação.
Segundo a Polícia Penal, durante a madrugada, um detento solicitou atendimento médico. “Os agentes penitenciários imediatamente entraram em contato com a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), porém o detento não resistiu e veio a falecer”.
Por volta das 7h, detentos de outra ala da PCE-US alertaram os agentes penitenciários, informando que um deles não estava acordando na cela. “As autoridades competentes foram chamadas e confirmaram o óbito”.
Próximo ao meio-dia, na mesma unidade prisional, a equipe de plantão foi novamente solicitada devido ao falecimento de outro detento, em uma galeria distinta.
Conforme a Polícia Penal, os três falecimentos ocorreram em galerias diferentes e não havia conflitos entre os detentos. Equipes das polícias Civil e Científica foram mobilizadas para investigar as mortes. A unidade prisional iniciou procedimentos administrativos.
Senana tensa no sistema penitenciário do Paraná nessa última semana mesmo teve o preso que foi esquartejado e tendo as partes do seu corpo espalhados dentro da PFI, em Foz do Iguaçu. Agora 3 mortes numa só unidade e no mesmo dia.