Nesta última segunda-feira (03), foi divulgada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) a lista de candidatos aos demais cargos do programa Ganhando o Mundo – França, do Governo do Estado. A pasta havia divulgado a lista inicial no dia 22 com 32 cargos aprovados; no entanto, oito cargos permaneceram vagos devido a vagas pré-estabelecidas em faculdades que não foram todas preenchidas.
Para preencher as 40 vagas restantes, nove alunos adicionais foram convocados, apesar da oposição da lista inicial. Nessa linha, mais cinco alunos do Colégio Estadual do Paraná (Curitiba) e quatro do Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal (Maringá). As escolas Julia Wanderley (Curitiba), Vicente Rijo (Londrina) e Ana Vanda Bassara (Guarapuava) também fazem parte da edição francesa do Ganhando o Mundo. Em setembro, os alunos da rede estadual viajarão para a nação europeia por seis semanas.
Giovana Ribeiro Pereira, aluna do Colégio Estadual do Paraná, é uma das escolhidas para esta chamada. “Aprender um novo idioma é motivo da maior expectativa dos alunos, além do entusiasmo pela primeira viagem internacional. Fiquei muito contente e feliz quando soube que havia sido aprovado. Fiquei animado com a notícia porque nunca fiz um programa de comércio, mas há muito tempo realmente precisava. Espero que seja um encontro produtivo para eu ampliar minha visão e descobrir outra cultura. Ela afirmou: “Tenho certeza de que tudo isso vai melhorar muito o meu futuro.”
Antes de partir para o intercâmbio, os alunos receberão, a partir da segunda quinzena de maio, 40 estudantes franceses, que ficarão hospedados com as famílias dos paranaenses e frequentarão colégios da rede estadual. Depois, em setembro, será a vez dos alunos do Paraná conhecerem as escolas francesas e serem hospedados pelas famílias de lá.
Puderam participar do processo seletivo os estudantes que estão cursando a 2ª série do ensino médio em 2023 em cinco colégios estaduais que oferecem Celem (Centro de Línguas Estrangeiras Modernas) de francês. São eles: Colégio Estadual do Paraná (Curitiba), Colégio Estadual Júlia Wanderley (Curitiba), Colégio Estadual Ana Vanda Bassara (Guarapuava), Colégio Estadual Vicente Rijo (Londrina) e Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal (Maringá).
Os candidatos também precisavam ter cursado do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e a 1ª série do ensino médio em uma escola da rede pública estadual do Paraná, além de ter no mínimo 14 e no máximo 17 anos e seis meses de idade na data de embarque (até setembro de 2023), ter médias anuais a partir de 7,0 em 2022 em todas as disciplinas da FGB (Formação Geral Básica) e registro de frequência a partir de 85% em cada disciplina.
Os estudantes que cumpriram todos os requisitos citados foram classificados de acordo com a soma das médias anuais de todas as disciplinas da FGB cursadas em 2022. Então, foram selecionados aqueles com as maiores notas, dentro do número de vagas destinadas a cada colégio.
O investimento total no Ganhando o Mundo – França será de R$ 830 mil. A Seed-PR será responsável pelos custos dos estudantes paranaenses com passagens aéreas, emissão de passaportes e vistos, além dos valores relativos ao deslocamento para a emissão e retirada dos passaportes e vistos, entrevistas para emissão dos vistos e reuniões de orientação agendadas pela coordenação do programa.
O estudante receberá três bolsas no valor de R$ 800. A primeira (bolsa instalação) estará disponível antes do embarque e será destinada para cobrir as despesas iniciais. As outras duas (de manutenção) serão repassadas ao decorrer do intercâmbio. Os participantes também terão seguro de viagem e de saúde durante o período que estiverem residindo na França.
Os intercambistas estudarão na França na modalidade equivalente ao ensino médio, em instituições de ensino indicadas pela Seed. Antes de embarcar, eles farão um curso de francês oferecido pela pasta.
O objetivo do programa é possibilitar a ampliação do repertório cultural e acadêmico dos alunos, além do desenvolvimento da autonomia e o aperfeiçoamento de outro idioma. Ao retornar, os participantes se tornam embaixadores do programa, compartilhando a experiência com a rede estadual de ensino por meio de diversas atividades.
O programa tem um edital com inscrições abertas até 31 de maio. Essa edição oferta mil vagas para intercâmbio em países de língua inglesa — Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia. Podem se inscrever os alunos da rede estadual de ensino que cursaram o 9° ano do ensino fundamental em 2022.