A engorda da faixa de areia em Matinhos, no Litoral do Paraná, já passa de 80% de conclusão. O trabalho foi finalizado na praia de Caiobá e no Balneário Riviera até o Pico de Matinhos. A draga Galileo Galilei, de origem belga, utilizada para retirar areia do fundo do mar, foi deslocada na última segunda-feira (3) para o balneário Riviera para finalizar a engorda no trecho que vai até o balneário Flórida. Faltam apenas 2,3 quilômetros.
A dragagem é uma das etapas da projeto de Recuperação da Orla de Matinhos, projeto que está sendo realizado pelo Governo do Estado para minimizar os impactos causados pelas cheias e maré alta na região. O projeto executivo foi elaborado pelo Instituto Água e Terra (IAT) e analisado pela equipe multidisciplinar da Universidade Federal do Paraná (UFPR), através do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura. As obras são executadas pelo Consórcio Sambaqui, vencedor da licitação. Informações do portal agência estadual de notícias.
“Praticamente cinco meses depois de iniciados os trabalhos, temos uma boa faixa de praia engordada com a draga”, explica o secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Everton Souza. “A obra de revitalização da orla de Matinhos não é de embelezamento, mas objetiva benefício para as casas que sofrem com as chuvas torrenciais e maré alta”.
O investimento é de R$ 314,9 milhões para todas as intervenções. No total, serão 6,3 km de faixa de areia até 100 metros mais larga no Litoral, com o depósito de mais 2,7 milhões de metros cúbicos de areia na orla. Já foram depositadas nas praias do Litoral o equivalente a 170 mil caminhões de areia.
Além da engorda, já começaram as obras dos guias-correntes do Canal da Avenida Paraná. Também estão em construção o espigão do Pico de Matinhos, com 40% de obra concluída, e a urbanização da praia de Caiobá, que atinge neste momento 45% de conclusão. Estão sendo executadas na praia de Caiobá as obras de terraplanagem e recuperação urbanística; a implantação do petit pavê e meio-fio; o replantio de cerca de 2 mil metros da restinga. Em breve, será feito o asfaltamento.
Apesar dos avanços, o acesso à praia em Caiobá está por enquanto restrito a alguns pontos. Já o acesso à praia do Pico de Matinhos até o Balneário Riviera permanece fechado ao público, já que depende da estabilização da areia. Todo o trabalho de engorda deve acabar em novembro e a previsão é que os veranistas possam aproveitar a praia, já alargada, na próxima temporada de verão.