Trabalhadores paraguaios foram resgatados de condições análogas à escravidão em duas fazendas localizadas no Paraná, durante operações realizadas pelo Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON). As ações ocorreram nas cidades de Alto Paraíso e Tapira, no noroeste do Estado, onde faziam colheita de mandioca.
De acordo com a polícia, as vítimas foram encontradas em alojamentos precários e improvisados, em condições subhumanas de trabalho. No primeiro dia da operação, sete pessoas foram resgatadas, enquanto no segundo dia, 19 trabalhadores foram localizados e retirados das fazendas, totalizando 26.
Após o resgate, os paraguaios foram levados para uma casa de passagem em Umuarama, onde ficarão temporariamente antes de serem enviados de volta ao Paraguai. As autoridades continuam investigando as circunstâncias da exploração e buscam identificar os responsáveis por esse crime. Os infratores também serão responsabilizados pelo custeio do transporte de volta dos trabalhadores ao seu país de origem.