De acordo com a Bloomberg e a Reuters, autoridades na Alemanha revistaram os escritórios de Munique e Frankfurt do gigante bancário suíço UBS AG UBS, 0,70% UBSG, 0,40% na terça-feira por possíveis conexões com um oligarca russo, com este último citando um porta-voz do Ministério Público.
O UBS informou a ambos os meios de comunicação que as agências haviam sido revistadas e que estava cooperando com as autoridades, mas não forneceu informações adicionais. As buscas no escritório foram originalmente divulgadas pela Der Spiegel, que disse que tinham algo a ver com Alisher Usmanov e transações totalizando mais de 2 milhões de euros (US$ 2 milhões) entre 2018 e 2020. Informações do portal market watch.
O porta-voz de Usmanov chamou quaisquer alegações de que o magnata estava envolvido em lavagem de dinheiro infundadas, falsas e difamatórias e as refutou à Bloomberg e à Reuters. Após a invasão da Ucrânia pela Rússia no início deste ano, os Estados Unidos, o Reino Unido e a Europa impuseram sanções a Usmanov, um importante acionista do conglomerado de minério de ferro e aço Metalloinvest.