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Estado lança PrFilm Commission para atrair produções cinematográficas

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A PrFilm Comission, programa que visa atrair e viabilizar a produção de filmes, séries, documentários, clipes e outros produtos audiovisuais em solo paranaense, foi lançada ontem à noite (21) pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC). Também foram empossados os primeiros membros da comissão deliberativa.

Em vários pontos da cadeia de produção cinematográfica, a PrFilm Comission atuará como facilitadora: desde o cadastramento de fornecedores até o longo e árduo processo de obtenção de permissão para filmar para o público local; desde o financiamento de festivais e venda de livros prontos até o incentivo ao ensino, à pesquisa e à ampliação dos horizontes acadêmicos. Além disso, ajudará no estabelecimento de comissões de filmes locais municipais e baseadas em consórcios. O Decreto Estadual 11.986/2022 o instituiu como política pública de competência da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.

Em parceria com a SEEC e um dos maiores festivais de cinema do Brasil, o evento marcou o encerramento do 12º Festival Olhar de Cinema. A função esteve a cargo da Secretária de Cultura, Luciana Casagrande Pereira Ferreira, do Secretário de Turismo, Marcio Nunes, além de chefes, makers, animadores e outros diversos agentes da mídia.

Estima-se que os serviços locais recebam até 60% do orçamento de um filme. Com isso, é necessário padronizar os procedimentos de filmagem e armazenamento de imagens para agilizar e facilitar a realização das atividades cinematográficas. Isso permitirá que o estado e seu povo se beneficiem do impacto direto e imediato nos processos de geração de renda, trabalho e emprego, além de promover o turismo.

“O Estado do Paraná é riquíssimo em paisagens naturais e urbanas e esse potencial pode ser aproveitado de forma sustentável para gerar renda para as populações locais através dessas produções. Em sinergia com o Turismo e demais áreas do governo, a PrFilm Commission vem se somar às nossas políticas públicas de cultura e será um eixo importante e estruturante de atuação a partir de agora”, afirmou a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira Ferreira.

A iniciativa, na opinião do secretário de Turismo, Márcio Nunes, é mais um passo para aumentar a atratividade do Paraná como destino turístico para brasileiros e estrangeiros. “É com muita satisfação que vejo o nascimento da PrFilm Commission, que vai facilitar e fomentar a atração de projetos audiovisuais e produções cinematográficas para o Paraná. Além de levar as belas paisagens de Estado para o mundo, vai aquecer o mercado turístico local com a demanda por hospedagem das equipes, alimentação, transporte e outros” comenta.

A economia da cultura e das indústrias criativas (ECIC) no Brasil gerou R$ 230,14 bilhões em 2020, ou 3,11% do PIB. Os dados foram disponibilizados pelo Observatório Itaú Cultural, que foram divulgados no lançamento da plataforma de medição do PIB ECIC, em 10 de abril, em São Paulo.

A presidente do Sindicato da Indústria Audiovisual do Paraná (Siapar), Jussara Locatelli, destacou a importância econômica da produção audiovisual e o papel da comissão de cinema nesse processo. Segundo ele, o audiovisual paranaense ocupa o quinto lugar no país em número de produtoras cadastradas na Ancine e o segundo em produção publicitária.

“Queremos que seja descomplicado e fácil filmar no Estado. Ao entrar em contato com a PrFilm Commission, a produtora terá o apoio que precisa para criar a sua obra”, completa André Avelino, diretor de Apoio, Fomento e Incentivo à Cultura.

Na década de 1940, começaram as film commissions. A necessidade de um mecanismo institucional entre os estúdios e o governo da Califórnia surgiu durante o apogeu da indústria cinematográfica americana. Nos últimos oitenta anos, diversas localidades estabeleceram estruturas que cooperam com as políticas públicas relacionadas ao setor audiovisual, resultando nos diversos formatos que hoje estão disponíveis mundialmente. No entanto, ainda serve ao mesmo propósito: Uma comissão de cinema é responsável por atrair e facilitar as atividades de produção de filmes em todas as etapas da cadeia de produção, seja direta ou indiretamente.

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